Arquivo

Castelo Novo é palco de festival de música antiga

Compositores e obras medievais, renascentistas e barrocas estão em destaque este fim-de-semana

Um convívio ao ar livre assinala amanhã à noite o início do primeiro Festival de Música Antiga de Castelo Novo, Aldeia Histórica do concelho do Fundão.

Há vários concertos agendados até domingo, numa organização do município e da associação das Aldeias Históricas de Portugal, com o apoio da Antena 2. Do programa constam compositores e obras medievais, renascentistas e barrocas que serão interpretadas em instrumentos ou cópias de instrumentos originais. Sábado é o grande dia deste evento. Pelas 15h30 começa um recital de cravo na igreja matriz, onde Joana Bagulho vai tocar uma antologia de música para este instrumento com peças de J.S. Bach, F. Couperin, A. Forqueray, J.P. Rameau, W. Byrd, Carlos Seixas, José Gomes da Silva, C.P.E. Bach e transcrições de peças de Carlos Paredes. Hora e meia depois, o Barrosos Duo Barroco é o protagonista de um concerto com traverso e teorba na capela da Misericórdia. O repertório inclui composições de J. Hotteterre e G.P. Telemann. Para as 18h15 está agendado outro concerto, este dedicado a instrumentos de sopro. Na Lagariça, o grupo Music’Alta recordará os cancioneiros ibéricos dos séculos XV e XVI.

Às 19h15, no jardim da Casa de Castelo Novo, o Ensemble Galhardia propõe um passeio pela música do século XIII ao século XIX, com obras de Martin Codax, anónimos dos séculos XV e XVI, Francesco Cavalli, Michael Praetorius, Giulio Caccini, Lundums e Modinhas, entre outras. O dia termina com música sacra na igreja matriz de Castelo Novo, onde o grupo Les Secrets des Roys vai interpretar temas de Carlos Seixas, António Vivaldi, J. S. Bach, Marco Uccelini, Henry Purcell, J. P. Rameau, Cipriano di Rore e G. F. Handel. O festival termina no domingo à tarde com um encontro dos músicos com os habitantes e visitantes para falar sobre o repertório e os instrumentos envolvidos.

Sobre o autor

Leave a Reply