O complexo desportivo da Covilhã registou uma verdadeira enchente na passada sexta-feira para assistir ao jogo entre as selecções de sub-21 de Portugal e do Gana, que terminou com uma expressiva goleada da equipa lusa por seis bolas a uma. As duas bancadas, a central e uma amovível, ficaram completamente lotadas com 4.500 espectadores que não desperdiçaram a oportunidade de ver em acção as futuras estrelas do futebol nacional.
Frente à selecção “possível” do Gana, que chegou na madrugada do dia do jogo e esteve por isso muito debilitada fisicamente, Portugal inaugurou o marcador à passagem dos 20’, por intermédio de Lourenço. Entre muitas oportunidades desperdiçadas pelos portugueses, o avançado do Sporting voltou a marcar ao cair do pano da primeira parte, depois de uma boa combinação com Raul Meireles. Na segunda parte, Portugal ampliou a vantagem, com José Romão a aproveitar para fazer rodar todos os elementos que se encontravam no banco. Durante este período, os defesas ganeses “ajudaram” a elevar a contagem para Portugal, fazendo dois golos na sua própria baliza. Aos 69’, Carlitos, ao que tudo indica futuro reforço do Benfica, fez o 5-0. Até que aos 80’, o Gana chegou ao tento de honra na sequência de uma grande penalidade, transformada pelo capitão Obodai, com o sportinguista Carlos Martins a fechar a contagem, também de penálti, aos 89’. No final da partida, o seleccionador nacional mostrou-se agradado com a exibição dos seus pupilos: «Foi uma vitória agradável perante um público que nos recebeu e tratou muito bem. Em curto lapso de tempo, os jogadores souberam interpretar bem os princípios de jogo que treinámos e praticaram futebol de qualidade», disse deixando claro que apesar de Portugal estar inserido num grupo forte, a equipa «tem qualidade e objectivos bem definidos», sublinhou José Romão.
Já Mariano Barreto, técnico do Gana, lamentou os percalços da viagem: «Esta não é a equipa que vai estar nos Jogos Olímpicos de Atenas, só aqui estão dois jogadores. Oitenta por cento dos que vieram têm 18 anos, mas desejo reencontrar Portugal nos Jogos Olímpicos. Foi a selecção possível para respeitar um compromisso e tentámos honrar o Gana», realçou. Terminou assim da melhor forma o estágio de preparação para a fase final do Campeonato Europeu do escalão, que começou hoje na Alemanha, prolongando-se até dia 8 de Junho. Recorde-se que as Esperanças portuguesas estiveram na Covilhã durante a última semana, despertando uma enorme onda de entusiasmo entre a população, que acarinhou bastante os jovens jogadores, tanto nos treinos, como no jogo com o Gana. Em destaque esteve Moreira, guarda-redes do Benfica, e também convocado para a selecção principal, que foi dos mais aplaudidos. Os outros convocados foram os guarda-redes: Bruno Vale (FC Porto) e Beto II (Sporting); os defesas: Pedro Ribeiro e Ricardo Costa (FC Porto), Mário Sérgio e Miguel Garcia (Sporting), João Paulo (U. Leiria), Jorge Ribeiro (Varzim) e Bruno Alves (V. Guimarães); os médios: Bruno Aguiar (Alverca), Raúl Meireles (Boavista), Bosingwa (FC Porto), Danny (Marítimo), Hugo Viana (Newcastle) e Carlos Martins e Custódio (Sporting); os avançados: Carlitos (Estoril), Pedro Oliveira (Leixões), João Pereira (Benfica), Lourenço (Sporting) e Hugo Almeida (U. Leiria). Em terras germânicas, Portugal disputa já amanhã o primeiro jogo, frente à Suécia, seguindo-se a Suíça no domingo e a Alemanha na quarta-feira.
Ricardo Cordeiro