Luís Veloso, autor do “Intertoon”, ganhou o Prémio Stuart na categoria de tira cómica com um “cartoon” publicado n’O INTERIOR na edição de 31 de março deste ano.
Intitulado “Crise”, o desenho mostra dois homens com bandeirinhas do PS e PSD à beira do precipício. O socialista diz ao outro para saltar primeiro, o social-democrata responde-lhe que espera por ele. Esta premonição da atual crise política e económica que se vive em Portugal valeu a Luís Veloso a distinção nos Prémios Stuart, o mais importante galardão de desenho de imprensa no nosso país. Foi a primeira vez que a organização, a cargo da Casa da Imprensa e do El Corte Inglês, distinguiu obras publicadas na imprensa regional. O grande prémio Stuart 2011 (10 mil euros) foi para André Carrilho (“Diário de Notícias”) pelo “cartoon” intitulado “Wikileaks”. Já Susa Monteiro (“Diário do Alentejo”) ganhou na categoria de ilustração com “Manuel da Fonseca”. A ilustradora e Luís Veloso recebem um prémio monetário de cinco mil euros cada.
Cartoonista autodidata, colabora com O INTERIOR desde o primeiro número, publicado em Janeiro de 2000. Luís Veloso, professor de profissão, já ganhou o Prémio Nacional de Humor de Imprensa (2006) e tem integrado o catálogo e a exposição do World Press Cartoon nos últimos anos.