Senhor Presidente,
Permita-me que, ao socorrer-me deste meio para me dirigir a V.Excia., ainda na qualidade de deputado municipal por Pinhel, lhe confidencie, “ab initio”, que o faço no estrito cumprimento de um aforismo.
E que é este: “não guardes para amanhã, o que podes fazer hoje”.
Suficientemente pressionado, portanto; e, no bom sentido, porquanto o que estou a fazer junto de si, relaciona-se com uma elementar norma de cortesia. Traduz-se ela em apresentar as minhas despedidas não só a V.Excia., mas também aos senhores deputados municipais, e, aos membros da Assembleia Municipal por inerência.
E quando digo para mim próprio,“não guardes para amanhã, o que podes fazer hoje” faço corresponder o dia de amanhã com o dia da reunião da última Assembleia Municipal do actual mandato, que está a chegar ao seu termo.
Aproveito, neste gesto de despedida de autarca em Pinhel, para desejar a todos os autarcas a melhor saúde; principal riqueza que a vida nos pode dar. Faço votos para que os vossos anseios se realizem dia após dia; anseios de natureza diversa; nomeadamente políticos.
Aproveito, de igual modo, para pedir desculpa a V.Excia., e aos demais colegas da Assembleia Municipal, de um ou outro comportamento indecoroso, ofensivo ou mesmo grosseiro por mim assumido.
Ao deixar-vos, resta-me a consolação de atenuar as eventuais falhas cometidas com a amizade que, progressivamente, tivestes a gentileza de me dar. Aos futuros vencedores do combate eleitoral que se avizinha desde já aqui adianto os meus sinceros parabéns. À mistura com um alerta: trabalhem mais e, da melhor forma, para tornar o nosso concelho atraente e verdadeiramente apetecível, numa desejada e necessária perspectiva turística.
Carlos Ribeiro, Pinhel