Arquivo

Cão encontrado acorrentado num terreno baldio

Guarda

Abandonado num terreno baldio, preso com uma corrente e um cadeado, cujo peso rondava os cinco quilos, foi assim que a associação QOASMI (Quando Os Animais São Mais Importantes), da Guarda, encontrou Lock há cerca de três semanas.

Para soltar o animal foi necessário recorrer à ajuda de um alicate. A associação prefere não revelar o local onde o cão estava preso e terá sido a vizinhança que a alertou para a situação. A presidente QOASMI, Marisa Paulo, não tem dúvidas que o cão «foi ali deixado para morrer», pois tratava-se de um terreno «onde não vai ninguém e não é usado há muito tempo». Situações como esta não são estranhas à associação protetora de animais, pois apesar da nova legislação, em vigor há quase um ano, que prevê que o abandono ou maus tratos a animais de companhia é crime punido com prisão ou multa, «não verificámos um decréscimo na região», refere Marisa Paulo. Atualmente a associação tem cinco gatos e quatro cães à espera de uma família de acolhimento.

Lock é um deles, mas foi uma «surpresa», pesa cerca de 29 quilos e «é muito meigo». Parece estar treinado, por saber andar à trela, mas «adora dar umas corridas», adianta a responsável. Presume-se que o cão tenha cerca de 10 anos e a falta de dentes e o pelo mal tratado não escondem «um passado sofrido». A QOASMI espera agora que apareça uma família que o queira adotar. Os interessados podem fazê-lo através de página do facebook da associação, ou através do email qoasmi@gmail.com.

Sobre o autor

Leave a Reply