Arquivo

Câmaras de Manteigas, Mêda e Seia fecham no Carnaval

Autarca de Seia considera «altamente penalizadora para a economia local» a não atribuição de tolerância de ponto

Entre as autarquias do distrito da Guarda, as Câmaras de Manteigas, Mêda e Seia (todas socialistas) anunciaram que não vão respeitar a decisão do Governo e que os seus funcionários terão tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval.

O autarca senense Carlos Filipe Camelo mostrou-se crítico para com a decisão governamental em não atribuir tolerância de ponto no Carnaval, vendo-a como «altamente penalizadora para o tecido económico, nomeadamente para os setores do comércio, hotelaria e restauração», em particular naquele concelho, considerado a principal porta de entrada na serra da Estrela. «É incompreensível que, numa altura em que a economia se encontra deprimida, por força da austeridade que os portugueses estão a sofrer, se retire, com um anúncio à última da hora, aos agentes económicos da região, a capacidade de trabalhar, gerar receita e criar riqueza», sustenta.

As restantes autarquias do distrito deverão seguir as diretivas do Governo. Apenas o município de Trancoso ainda não deliberou sobre o assunto, adiando a tomada de decisão para a reunião de Câmara desta tarde. Mas Júlio Sarmento deu a entender que não haverá tolerância de ponto, referindo que «a autarquia sempre obedeceu quando o Governo decretou o contrário, e não será agora que vai desobedecer». O edil destacou também que «não existe em Trancoso uma tradição carnavalesca ou um evento festivo como há noutros pontos do distrito, e por isso não se justifica o encerramento os serviços camarários».

Na cidade da Guarda, o município já anunciou que vai acatar a ordem do Governo. O mesmo acontece com os serviços de Segurança Social e os estabelecimentos de ensino (IPG e escolas secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque), que vão funcionar normalmente.

Sobre o autor

Leave a Reply