Arquivo

Câmara de Figueira estuda apoios para a fixação de empresas

Regulamento contemplará incentivos financeiros, técnicos e de acompanhamento consoante as características dos projetos

O município de Figueira de Castelo Rodrigo está a elaborar um regulamento de apoio à fixação de novas empresas. Segundo o presidente da Câmara, os incentivos destinam-se a empresas novas ou já criadas que venham a instalar-se na zona industrial da sede do concelho, próxima da aldeia de Castelo Rodrigo.

Paulo Langrouva admite que o plano é «ambicioso» e contempla três vertentes: «Apoio financeiro, apoio técnico e também um apoio mais de acompanhamento das empresas que vierem a fixar-se», adiantou. Já os investidores que pretendam criar mais do que dez postos de trabalho poderão beneficiar de um apoio financeiro. O futuro regulamento, que entrará em vigor após aprovação pela autarquia e pela Assembleia Municipal, contemplará «várias iniciativas, vários incentivos, como a redução de taxas, dos licenciamentos e dos custos de constituição de empresas, para fixar novas unidades e cativar outras para se sediarem na zona industrial de Figueira de Castelo Rodrigo», referiu o autarca socialista.

Atualmente, o município tem «uma fraca iniciativa empresarial» e a que existe sofreu «alguns reveses» com a crise económica, sobretudo nos setores da construção civil e da extração e transformação de granito, afirmou Paulo Langrouva. Na zona industrial funcionam três empresas (uma de transformação de granito, uma de panificação e outra de cerâmica) e um lagar, que empregam um total de cerca de 18 pessoas, segundo a autarquia. Ali está também instalada uma empresa de laticínios, que cessou a atividade há cerca de dois anos, mas a Câmara está em «negociações com uma empresa interessada em reativá-la», revelou o edil figueirense. Entretanto, já arrancaram na zona industrial as obras de construção de um centro de inspeção de veículos que vai servir os concelhos de Figueira, Pinhel, Almeida e Vila Nova de Foz Côa.

Município oferece casa a médicos

Não é só na captação de empresas que a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo está a apostar, também a fixação de médicos está a mobilizar a autarquia.

Esta semana, a edilidade anunciou que pretende contratar especialistas em medicina geral e familiar para o Centro de Saúde local e que providenciará habitação «de forma completamente gratuita» para os clínicos que vierem para o concelho. Segundo o município, que lançou esta iniciativa em articulação com a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, o objetivo é «combater as presentes dificuldades com que esta região se depara devido à falta de médicos, criando-se assim uma atratividade extra para todos os profissionais de saúde devidamente habilitados poderem optar por exercer em Figueira de Castelo Rodrigo e servir condignamente as suas gentes». Os interessados podem obter mais informações através do email cm-fcr@cm-fcr.pt ou telefone 961 258 540.

Luis Martins Zona industrial conta atualmente com três empresas

Sobre o autor

Leave a Reply