“Quero ser grande como tu” é o lema da Campanha de Sensibilização para a Defesa da Floresta Contra Incêndios lançada pela Câmara da Guarda. As imagens – que podem ser vistas em prospectos, cartazes e “outdoors” – já saíram para a rua e mostram uma criança que abraça uma de várias árvores frondosas, no meio de um bosque verde.
No dia 9 Joaquim Valente foi à Quinta da Maúnça apresentar a iniciativa aos presidentes de Juntas, «os melhores actores junto da população». Com esta acção preventiva, a autarquia quer promover a limpeza de terrenos e matas «para que os proprietários não sejam “incomodados” pelas autoridades e para que, em caso de incêndio, os danos sejam evitados». A estratégia aposta na importância de «saber usar os meios reduzidos que temos ao nosso dispor» evitando os fogos, ou combatendo-os rapidamente. Catarina Coimbra, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara, apontou três metas para esta campanha: «Diminuir o número de ocorrências, reduzir os incêndios por causa humana e minimizar os danos dos que ocorrerem», afirmou. Já na Quinta da Maúnça serão desenvolvidas acções dirigidas aos mais novos, pois, para Ludovina Margarido, directora daquele espaço educativo, «tem havido muitas campanhas contra incêndios pelo país, mas nenhuma se adequa ao público da região».
Nesta sessão, vários presidentes de Juntas puderam esclarecer dúvidas relativamente a este tema junto das autoridades presentes, como representantes dos bombeiros, equipas de sapadores, GNR, PSP, Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Parque Natural da Serra da Estrela e Associações de Produtores Florestais. A partir de Outubro, as acções de sensibilização do Gabinete Técnico Florestal vão avançar junto dos munícipes, estando igualmente prevista a participação de mil crianças no programa de defesa da floresta da Quinta da Maúnça no próximo ano lectivo.