O executivo da Câmara da Guarda aprovou, por unanimidade, os nomes das personalidades e instituições que vão ser condecorados na sexta-feira, Dia da Cidade.
A lista dos escolhidos resulta de um entendimento entre a maioria PSD/CDS e os dois eleitos do PS. «É uma proposta da Câmara. Enquanto eu for presidente do município não haverá nenhuma condecoração aprovada por maioria», sublinhou Álvaro Amaro à saída da reunião do executivo na última segunda-feira. Segundo o edil, a autarquia atribui as distinções, ao abrigo do Regulamento Municipal de Condecorações que prevê que se distingam, «considerando o significativo contributo no campo autárquico, nos vários ramos das ciências, na atividade cultural e desportiva, económica, humanitária ou outras de notável importância e de cujos atos produzam assinaláveis benefícios para a cidade e ou para o concelho, personalidades, instituições e empresas, merecedoras de enaltecimento e especial reconhecimento».
Assim, a autarquia deliberou atribuiu a medalha de mérito municipal à IPSS ADM Estrela – Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos, sediada em Vale de Estrela; à Casa de Saúde Bento Menni, instituição gerida pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus; e à empresa Dura Automotive, que fabrica componentes e acessórios para automóveis em Vila Cortês do Mondego, onde está instalada desde a década de 90 do século passado.
O artesão Mateus Filipe Miragaia, ferreiro do Jarmelo e único fazedor de tesoura de tosquias do país; o empresário Jean Pina, natural dos Trinta e emigrante em França; a tuna Copituna d’Oppidana do IPG, que está a comemorar 20 anos de atividade; e o professor de Educação Física José Paulos, um dos fundadores de diversas associações desportivas, entre as quais o Núcleo de Atletismo, o clube Guarda Basket, Associação de Tiro com Arco e Associação de Ténis de Mesa, são outros dos condecorados na sessão solene dos 816 anos da Guarda. A cerimónia está agendada para a 10h45 na sala António Almeida Santos, nos Paços do Concelho. Na ocasião, o município vai também receber a primeira chave de ouro da cidade.
O vereador socialista Joaquim Carreira considerou que esta homenagem é «inteiramente justa e merecida» pelo «trabalho, dedicação e divulgação da cidade» que as sete personalidades, instituições e empresas realizaram ao longo dos anos em prol da Guarda.