Arquivo

Câmara atribui medalha de honra ao cardeal Saraiva Martins

Guarda

A Câmara da Guarda deliberou, por unanimidade, atribuir a medalha de honra do município ao cardeal José Saraiva Martins, natural de Gagos do Jarmelo.

A proposta foi apresentada pelo presidente da autarquia na última sessão do executivo, realizada no final de agosto, e justificada com o facto do prelado ser«um cidadão detentor de um alto cargo na Igreja católica, mormente na Curia Romana, que pela primeira vez é exercido por um cidadão do concelho da Guarda, que muito honra e orgulha os guardenses». Álvaro Amaro acrescentou que, no exercício dos diversos cargos ocupados, Saraiva Martins «elevou e levou o bom nome da Guarda pelos quatro cantos do mundo, sendo conhecida a sua inexcedível dedicação e colaboração com o concelho, manifestando sempre uma enorme dedicação à diocese e um elevado amor ao seu concelho do qual é um grande embaixador».

«A par das excecionais qualidades e virtudes de que é detentor, é um exemplo de grandiosidade, que louva e engrandece o nosso concelho e o país», sublinhou o presidente guardense na proposta. Os vereadores do PS (Eduardo Brito e Pedro Fonseca) votaram a favor por considerarem que o cardeal Saraiva Martins é «uma figura proeminente da Igreja Católica». A medalha de honra é atribuída ao abrigo do Regulamento de Condecorações do Município da Guarda e o agraciado passará a ter o título de Cidadão Honorário do concelho. A entrega da medalha deverá ocorrer numa cerimónia a realizar em Roma, em data a definir, quando uma comitiva do executivo for recebida em audiência pelo Papa Francisco, que na ocasião será presenteado com um “cobertor de papa”. A atribuição do nome de Saraiva Martins a uma rua da cidade foi outra proposta aprovada pelo executivo.

Sobre o autor

Leave a Reply