A Câmara da Covilhã assinou na passada quinta-feira os contratos de mobilidade referentes ao primeiro fluxo do projeto “Covilhã Forma II”.
A primeira fase da medida decorre entre 18 de maio e 12 de agosto e conta com 14 mobilidades (11 alunos e 3 professores acompanhantes), que vão estagiar no estrangeiro. Os participantes são do curso de Gestão Equina e Produção Agrária, da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (dois alunos); dos cursos de Auxiliar de Saúde e Secretariado da Escola Secundária Campos Melo (três alunos); e dos Cursos de Multimédia e Turismo da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (seis alunos). O consórcio “Covilhã Forma” foi criado em 2014 com a «intenção de dar uma resposta à vontade demonstrada pelas escolas do concelho», refere a autarquia. Tendo os últimos participantes do programa regressado em dezembro de 2015, «considerou-se estarem reunidas as condições para propor uma nova edição do projecto».
A coordenação do projecto pertence ao município e apenas abrange alunos de formação profissional de nível secundário ou pós-secundário. O objetivo principal deste projeto é a potenciar a empregabilidade de jovens profissionais competentes e consequente promoção da fixação humana no concelho e assim, «contribuir para o desenvolvimento das escolas e do concelho, promovendo o crescimento e desenvolvimento socioeconómico e a melhoria do bem-estar da população». A segunda fase do projeto será realizada em 21/09/2017 e decorrerá até ao dia 19/12/2017 e envolve outras 20 mobilidades.