Arquivo

BT detectou mais 136 condutores alcoolizados

A par da redução da sinistralidade e das suas consequências, 2007 ficou marcado pelo aumento «significativo» das infracções

O Destacamento da Brigada de Trânsito (BT) da GNR da Guarda faz um balanço positivo de 2007, que ficou marcado por uma redução substancial da sinistralidade rodoviária no distrito e das suas consequências comparativamente a 2006. Ao longo de todo o ano, a BT registou 1.644 acidentes, dos quais resultaram 16 vítimas mortais, 80 feridos graves e 580 feridos ligeiros.

À excepção do aumento dos feridos graves (mais oito que no ano anterior), todos os restantes indicadores diminuíram, sendo que o número de mortos baixou cerca de 40 por cento, pois houve menos 11 vítimas mortais que em 2006. Quanto aos acidentes de viação foram registados menos 49 sinistros, enquanto o número de feridos ligeiros também baixou ligeiramente, menos 30 que em 2006. Segundo o Núcleo de Investigação Criminal da BT da Guarda, as principais causas dos acidentes com vítimas mortais terão sido o excesso de álcool e de velocidade, as manobras perigosas e a não utilização do cinto de segurança. Ao longo de 2007 a BT detectou ainda 12.648 contra-ordenações e 223 crimes, com destaque para a condução em estado de embriaguez e a falta de habilitação legal para conduzir.

No ano transacto foram controlados 5.329 veículos a circular em excesso de velocidade nas estradas do distrito, 93 viaturas sem seguro de responsabilidade civil e 263 sem inspecção periódica obrigatória. Nesse sentido, a BT assinala o «aumento significativo» deste tipo de infracções, das quais se destacam mais 136 casos de condução sob o efeito do álcool, 30 sem carta de condução, 102 situações de ocupantes sem cinto de segurança e 98 condutores a utilizarem o telemóvel durante a condução. Em 2007, as patrulhas da BT da Guarda prestaram mais de três mil auxílios a condutores.

Sobre o autor

Leave a Reply