Aquele que é considerado por muitos como um dos desportos mais exigentes regressa no domingo, pelo terceiro ano consecutivo, ao concelho do Fundão. Para vencer a IIIª edição do Triatlo, os mais de 100 atletas inscritos vão precisar de muita resistência, técnica e táctica para vencerem uma prova em que terão que nadar 750 metros, percorrer 20,5 quilómetros em bicicleta e, por fim, correrem cinco quilómetros nas ruas da cidade fundanense.
A prova de “sprint”, a mais curta das quatro modalidades do triatlo, começa às 11 horas na Barragem da Capinha, seguida de ciclismo e de atletismo e conta para a Taça de Portugal de Triatlo e para o Campeonato Nacional de Juniores. Depois de nadarem 750 metros nas águas da barragem, os atletas deverão pegar nas respectivas bicicletas e restante equipamento (capacete rígido e dorsal) para atravessarem a Capinha em direcção a Alcaide, Fundão, Fatela, Carvalhal e Valverde, até à Avenida da Liberdade na cidade. Aí encontrarão o segundo parque de transição, local em que os atletas vão trocar os pedais pelas sapatilhas e outros materiais necessários à corrida de atletismo e fazerem-se a um percurso urbano de cinco quilómetros em duas voltas. Avenida Alfredo Mendes Gil, Palácio da Justiça, Rua Conselheiro José Alves Monteiro, Rua dos Três Lagares, Rua 5 de Outubro, Rua Teodoro Mesquita, Rua Germano da Cunha, Rua de Santo António, Largo de Santo António, Travessa da Avenida e Avenida da Liberdade são as artérias que os atletas terão que percorrer antes da meta instalada junto ao segundo parque de transição. Os prémios pecuniários da Taça de Portugal de Triatlo oscilam entre os 350 euros (1º prémio) e os 50 euros (10º classificado) nos individuais masculinos, enquanto que nos individuais femininos variam entre 350 euros (1º) e 150 euros para a terceira classificada.
A prova é destinada a atletas federados e não federados, sendo que a maior parte deles são provenientes da região, como o campeão europeu de triatlo em sub-23, o fundanense Bruno Pais, que se sagrou campeão da modalidade na Hungria em Agosto passado. Bruno Pais é o mais cotado triatleta português, tendo já obtido vários prémios neste desporto de resistência. A organização espera ainda contar com a participação de outros triatletas de renome em Portugal e Espanha.