Boss AC, Yellow W Van, Hands on Approach e o DJ Pete Tha Zouk são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Semana Académica da Guarda que começou ontem e termina na quarta-feira da próxima semana. O evento, também conhecido por “Enterro do Pinguim”, sofreu uma drástica redução orçamental, de 150 para 70 mil euros, em relação à edição de 2005, mas Sérgio Pinto assegura que a qualidade «está garantida».
Contudo, o presidente da AAG deu mesmo a entender que o evento, que volta a decorrer no pavilhão do NERGA, poderia não se ter realizado por dificuldades económicas, sendo fundamental o apoio da Câmara da Guarda. «Há aqui o alto apoio da Câmara da Guarda. Estávamos com algum receio de que não houvesse financiamento, mas houve, de facto, uma verba disponibilizada para este evento, o que nos deixou muito felizes», sublinha o dirigente. Por outro lado, no dia da apresentação do cartaz à comunicação social (quinta-feira da semana passada), o Instituto Politécnico da Guarda ainda não tinha garantido qualquer verba. Sérgio Pinto adiantou que iria tentar falar com Jorge Mendes, presidente do IPG, no sentido de «chegarmos a uma conclusão se ele acha que merece ou não algum subsídio. Espero muito bem que sim porque já a nossa semana do caloiro não teve subsídio e portanto temos que ser ajudados nesta iniciativa que julgo que é de destaque para o IPG», realça. Em virtude do orçamento ser mais reduzido, também os bilhetes vão estar mais acessíveis para os alunos e para o público em geral, até porque um dos objectivos da organização é que «não haja sequer um estudante que fique em casa e que toda a gente venha para o pavilhão do Nerga fazer a festa e comemorar aquela que é a semana de todos os estudantes», sublinha. Não obstante a diminuição de custos, uma coisa é certa, assevera o presidente da AAG: «Não tenho dúvidas algumas de que a qualidade estará garantida», frisa.
O “Enterro do Pinguim” 2006 começou ontem e prossegue hoje com as actuações dos Smartini, Ferro e Fogo e DJ Another Minds, enquanto que a amanhã é a vez dos Wipeout, Hands on Approach e Phill Case. Quanto à noite de sábado é aquela em que foi feita a «aposta mais forte» e conta com as actuações dos Urban Spyrit, Yellow W Van, Boss AC e DJ Hofmans. O domingo está reservado para as tunas e para os Pau & Korda, um grupo de estudantes africanos da academia. Na segunda-feira chegam os habituais Quim Barreiros, um regresso «sempre bom», e Ângelo Brás, com a noite a terminar com o DJ Alaxo. Para encerrar em beleza, nada melhor que o DJ Pete Tha Zouk, que já esteve na Semana Académica do ano passado, mas que actualmente ganhou mais projecção, sublinha Sérgio Pinto.
Na mesma ocasião, a AAG apresentou ainda o seu novo projecto, a “Palcu – Plataforma Cultural”, «uma ideia inovadora que pretende, em termos gerais, criar e difundir uma academia cultural recorrendo somente aos alunos que representa». Sérgio Pinto explica que esta iniciativa surgiu da «necessidade fundamental de dinamizar e mobilizar a academia da Guarda para as actividades culturais», salienta. O projecto, a implementar durante o ano lectivo de 2006/2007, visa a criação, no seio da AAG, de grupos de fados, teatro, danças modernas, poesia musicada, música popular, bem como a organização de workshops e formações de índole cultural.
Ricardo Cordeiro