Arquivo

Borrego foi rei em Celorico da Beira

Freguesia de Carrapichana acolheu no último fim-de-semana a sexta edição do Festival do Borrego

Teve lugar no passado fim-de-semana, na Carrapichana (Celorico da Beira), o VI Festival do Borrego, organizado pela Confraria do Borrego em colaboração com o município para promover, divulgar e celebrar esta iguaria muito apreciada na região.

Este ano, o evento decorreu durante o fim-de-semana com música, leilão de animais, refeições confecionadas à base de borrego e ainda uma feira de produtos regionais e antiguidades. Ivo Borrego, mordomo-mor da Confraria do Borrego, sublinha a importância do evento enquanto «forma de aliar a gastronomia ao turismo», afirmando que, com essa relação, «a gastronomia sai a ganhar porque é divulgada por quem nos visita e o turismo também sai a ganhar, pois aumenta consideravelmente por ocasião do festival». O responsável diz também que o certame «é importante para os produtores locais», uma vez que permite «promover e escoar o borrego da Serra da Estrela», o que constitui «uma forma de incentivar a produção».

Já o presidente da Junta da Carrapichana considera que o festival é «um impulso para a freguesia» e que é importante «promover este tipo de iniciativas, que dinamizam a gastronomia e o comércio local». David Pereira vê neste certame uma forma de «divulgar a aldeia e atrair turistas fazendo uso de um produto característico», garantindo, por isso, que, «no que depender da Junta, o evento é para continuar». Por sua vez, José Monteiro, presidente da Câmara de Celorico da Beira, argumentou que apesar do município ser considerado a “capital” do queijo Serra da Estrela, «não devem ser esquecidos outros produtos característicos que podem promover a gastronomia e a economia local, como é o caso do borrego».

Para complementar o festival, a organização está a promover desde segunda-feira e até próximo domingo um Roteiro Gastronómico do Borrego. Em dias específicos, os 16 restaurantes aderentes incluem nas suas ementas pratos à base daquela iguaria.

A gastronomia foi o chamariz para divulgar o comércio local e tradicional

Borrego foi rei em Celorico da Beira

Sobre o autor

Leave a Reply