Arquivo

Bolsas de estudo vão chegar a mais alunos no próximo ano

Ensino superior

As associações académicas e o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, acordaram alterações ao regulamento de atribuição de bolsas que vão contemplar mais 3.000 a 4.000 alunos no próximo ano letivo.

A medida foi anunciada por ambas as partes no final de uma reunião no Ministério da Educação, na semana passada, em que participaram todas as associações de estudantes menos a Associação Académica de Coimbra.

À saída, os estudantes afirmaram que, não sendo «a situação ideal», foi o possível na atual conjuntura do país e prometerem «continuar a lutar» por um sistema mais justo para todos. O novo regulamento de atribuição de bolsas vai aumentar o limite de elegibilidade em 840 euros, passando para os 7.776,85 euros de rendimento anual. A mudança no limite a partir dos quais os alunos deixam de ter direito ao apoio permitiria que já este ano 3.000 fossem abrangidos, segundo os representantes dos estudantes.

Estas mudanças mostram que o Governo acolheu as principais propostas apresentadas, no início de maio, pela Comissão para a revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior. O MEC indicou ainda que no próximo ano, os alunos terão um dia fixo do mês para receber o pagamento das suas bolsas e que vai ser alargado um mês (passando a serem pagos 11 meses) o pagamento do complemento de alojamento aos bolseiros deslocados. Esta era outra das revisões propostas na comissão que integrou alunos, reitores e presidentes de politécnicos e representantes do ministério.

Sobre o autor

Leave a Reply