O escritor guardense Nuno de Montemor (1881-1961) está em destaque durante o mês de janeiro na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), da Guarda.
Uma mostra bibliográfica sobre o autor, pseudónimo do padre Joaquim Augusto Álvares de Almeida, que nasceu em Quadrazais (Sabugal), revela a diversidade da sua obra, que vai da poesia ao conto, passando pela novela e o romance. Alguns dos livros tiveram sucessivas edições, chegando a ser o autor com maior procura no mercado livreiro nacional no início do século XX. A sua obra foi estudada no estrangeiro e traduzida para italiano, espanhol, francês e holandês. Neste mês a BMEL vai ainda acolher, a partir de dia 9, as exposições “Coração de Mãe” e “Fotomaton”. A primeira resulta do livro homónimo com ilustração de Bernardo Carvalho e texto de Isabel Minhós Martins, que revela alguns mistérios das mães. No âmbito desta mostra, a autora vai encontrar-se com os alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico da cidade nos dias 18,19 e 20.
A segunda mostra um conjunto de caricaturas de André Carrilho em que são apresentadas 53 personalidades das artes, da política e da televisão. O autor foi premiado como criador de banda desenhada na Mostra de Jovens Criadores de 1997 e também no concurso de Jovens Autores Ibero-americanos. Ganhou vários galardões internacionais, recebeu o Prémio de Caricatura e o Grande Prémio nos XIIº e XIIIº Salões de Humor de Imprensa de Oeiras. Além das habituais atividades, a biblioteca estreia duas novas iniciativas, a Ciência na Biblioteca (dia 4), composta por ateliers experimentais com materiais do quotidiano, e Leitores 2.0 – Podcast (dias 13 e 27), que alia a leitura às ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0.