A Serra da Estrela pode ser igualmente atractiva durante o Verão. É esta a ideia que a Turistrela pretende transmitir com o “Bike Park”, uma estrutura destinada aos praticantes de descida em BTT a instalar nas pistas da Torre. Trata-se da primeira do género a ser criada em Portugal.
Concebido em parceria com Marco Fidalgo – conhecido piloto de “downhill”, o “Bike Park Estância Vodafone – Serra da Estrela 2000 metros” promete fazer furor junto dos betêtistas, que têm à sua disposição três pistas desenhadas ao longo da telecadeira com cerca de 1.500 metros de extensão cada. Os percursos foram abertos ontem à tarde e estarão em funcionamento até 30 de Outubro. Além destas pistas, adaptadas especialmente para a prática de “downhill” e “freeride”, haverá ainda um espaço “slopestyle”, especialmente preparado para que os “riders” possam praticar saltos de grande extensão e fazer manobras enquanto estão no ar. A modalidade ainda é recente a nível mundial, mas já tem diversos praticantes e apreciadores devido à beleza do espectáculo. A telecadeira também foi preparada com mais de 40 suportes para efectuar as subidas das bicicletas e dos pilotos, enquanto as pistas, além de assinaladas, estão balizadas e devidamente preparadas em termos de segurança.
«Trata-se da estrutura mais completa e com melhores condições técnicas para a prática do BTT», referiu Artur Costa Pais, para quem o “Bike Park” «complementa todas as vertentes do BTT que os amantes da modalidade podem esperar em termos de pistas e obstáculos». Para o administrador da Turistrela, o equipamento está mesmo ao nível dos «melhores da Europa». Por isso, as perspectivas de adesão são boas, admite, prevendo «uma média de 500 pessoas por dia». O “Bike Park” funciona das 10 às 17 horas e os preços variam dos 13 aos 20 euros, mas um pacote de três dias custa 45 euros. Para além desta iniciativa, a concessionária e a Vodafone, patrocinadora oficial das pistas, vão oferecer um vasto conjunto de actividades para fomentar o turismo na região durante a época baixa, para que a Serra da Estrela se torne num dos «principais destinos de Verão em Portugal», espera Artur Costa Pais. Em carteira estão a canoagem, passeios pedestres e de BTT, “geocahing” e kits acrobáticos, entre outros programas. Haverá ainda passeios de telecadeira até às Lagoas de Loriga para os turistas contemplarem a paisagem natural do ponto mais alto do continente.
Liliana Correia