Arquivo

Belmonte pode acolher sinagoga desenhada por Frank Gehry

Arquiteto foi convidado a projetar novo templo da comunidade judaica mais antiga do país, no âmbito do resort Cegonha Negra

Há mais um projeto de Frank Gehry em perspetiva para a região. O famoso arquiteto norte-americano foi convidado para elaborar a nova sinagoga de Belmonte, num desafio que se reveste de grande simbolismo, pois, se aceitar, será a primeira que o autor de ascendência judaica irá desenhar.

Ainda não há nada confirmado, mas essa possibilidade está a ser acompanhada com «grande expetativa» pela mais antiga comunidade judaica do país. O seu presidente considera mesmo que ter uma sinagoga com a assinatura do «arquiteto mais famoso do mundo» é a garantia de «muita qualidade, ideias arrojadas e grande impacto». António Mendes espera que Gehry aceite o convite e que a comunidade seja ouvida sobre o projeto, pois Belmonte «é o centro do judaísmo em Portugal». O dirigente adianta que «até à data ainda não fomos abordados, mas o nosso rabino está envolvido». Na sua opinião, se esta intervenção se concretizar vai atrair «muita gente, o que é muito bom para a comunidade, mas também para toda a região», em termos de turismo. O autarca local comunga da mesma opinião, sublinhando que «em qualquer ponto do mundo é muito importante ter uma obra de Frank Gehry».

No entanto, Amândio Melo diz que o município não tem «nenhuma informação oficial» sobre o assunto, até porque o projeto faz parte do empreendimento Cegonha Negra Golf Resort & Spa, que o empresário Alexandre Abreu está a construir na Quinta da Bica, entre Gonçalo (Guarda) e a localidade de Gaia (Belmonte). Mas o assunto já anda nas bocas do mundo. O próprio secretário de Estado da Cultura referiu-se à eventualidade de Frank Gehry desenhar para Belmonte a primeira sinagoga da sua via numa entrevista publicada na última edição do semanário “Expresso”. «Espera-se a resposta dele. Se for sim, imagine-se o que isso será», declarou. Para já, o que é certo é a construção de um hotel de cinco estrelas e do futuro Museu da Draga naquele resort, que serão os primeiros projetos do arquiteto no nosso país. A contratação de Frank Gehry deve-se ao envolvimento da comunidade judaica luso-americana e o objetivo é repercutir por cá a notoriedade que conquistaram edifícios emblemáticos como o Museu Guggeheim, de Bilbao (País Basco), ou o Hotel Marquês de Riscal, em Elciego (Rioja).

Considerado um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção na arquitetura, Frank Gehry venceu em 1989 o Prémio Pritzker, tido como o Nobel desta área, por vários dos seus projetos se terem tornado ícones da arquitetura contemporânea. Classificado como Projeto de Interesse Nacional (PIN) pelo Governo, o Cegonha Negra Golf Resort & Spa representa um investimento total de 66 milhões de euros e criará 240 postos de trabalho, adiantou na altura Alexandre Abreu. A sua conclusão está prevista para 2014.

Secretário de Estado elogia Rota das Judiarias

Na entrevista ao “Expresso”, Francisco José Viegas também elogiou a criação da Rota das Judiarias, dinamizada pela Turismo Serra da Estrela, que considerou «a mais decisiva das redes para o turismo português». O governante assumiu igualmente que «o património será a nossa única fonte de riqueza», dando como exemplos as rotas das Catedrais, que envolve a Sé da Guarda, dos Patrimónios Mundiais (Vale do Côa e Douro Vinhateiro), dos Castelos da Raia e das Fortalezas Militares (Almeida). «Se dermos dignidade ao nosso património isso vai operar uma transformação importantíssima no desenvolvimento local», afirmou.

Luis Martins Atual espaço de culto poderá ser substituído pela primeira sinagoga criada pelo vencedor do Prémio Pritzker

Belmonte pode acolher sinagoga desenhada por
        Frank Gehry

Sobre o autor

Leave a Reply