Arquivo

Belmonte já prepara feira medieval

Três dias dedicados à história invadem de novo em agosto as terras de Cabral com animação de rua, teatro e cortejos

A Feira Medieval é já uma tradição na vila de Belmonte e a 12ª edição irá realizar-se a 14, 15 e 16 de agosto. Nestes três dias a organização espera um número de visitantes semelhante ao do ano passado, 30 mil, sendo que como «não se paga entrada, é impossível fazer uma contabilização exata», referiu o presidente da Câmara, António Dias Rocha, durante a apresentação do evento na segunda-feira.

A autarquia não tem dúvidas que o evento se destaca de todos os outros do género que há na região, considerando que «tem mais gente, é a mais conhecida, é já uma tradição». Por tudo isso, Dias Rocha está confiante numa forte adesão, pois «nesse fim-de-semana não há festas na região e tudo se concentra em Belmonte». O autarca acredita que a «boa localização» da vila e a época do ano são motivos mais que suficientes para as pessoas visitarem esta feira medieval. Este ano, a autarquia aposta nalgumas novidades, como um parque de estacionamento próprio para os visitantes da atividade. O local não foi divulgado, mas a organização anunciou que serão disponibilizados transportes gratuitos para o recinto da feira.

Outra novidade será a realização de cortejos históricos no dia 14 (Cortejo de Santiago), no dia 15 (Cortejo “Tratado das Fronteiras”) e no último dia (Cortejo de Cabral). «São temas que fazem parte da história de Belmonte», explicou o diretor da empresa municipal Joaquim Costa. E tendo em conta a História da vila será também recriada a “Lenda da Prensa” no domingo à noite. Além destas atividades, este ano a Feira Medieval de Belmonte terá uma moeda própria, o centil. Para que seja usada por toda a gente, os feirantes serão obrigados a comprar um determinado montante de centis, que vão entregar aos visitantes sob a forma de troco nas suas compras. No final, esses centis poderão ser trocados por euros em dois locais específicos para o efeito.

Quanto aos feirantes. as inscrições ainda estão abertas, mas são esperados cerca de 160, sendo que 50 por cento deverão ser do concelho de Belmonte. «Queremos que venha o maior número possível de feirantes, pois também atraem mais visitantes», considerou Dias Rocha. Ao longo destes três dias, os expositores terão de se vestir a rigor, o que futuramente, segundo o autarca, poderá alarga-se aos visitantes que queiram assistir aos espetáculos no castelo. A concretizar-se esta ideia, será a própria organização a disponibilizar as vestes. Em termos de animação, a feira terá vários espetáculos teatrais. Os três dias medievais têm um encargo de 80 mil euros para o município, que não tem qualquer comparticipação.

Ana Eugénia Inácio Edição deste ano realiza-se a 14, 15 e 16 de agosto

Sobre o autor

Leave a Reply