Arquivo

Belmonte com orçamento «possível»

Câmara aprovou, por unanimidade, o orçamento de 8,7 milhões de euros para 2015

A Câmara de Belmonte aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2015, no valor de 8,7 milhões de euros, O único vereador da oposição, David Canelo, votou favoravelmente por entender que se trata de um «documento realista», que contempla «obras importantes» e com «uma forte preocupação social». O pressuposto representa mais 8,7 por cento em relação ao orçamento de 2014.

Dias Rocha, presidente do município, diz que «foi o orçamento possível face à atual conjuntura» e, mesmo assim, mostra reservas quanto ao seu cumprimento «face ao desconhecimento do que será o próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)». O autarca espera, pelo menos, conseguir executar as principais linhas do Plano Estratégico para o concelho e refere que «nas principais áreas de investimento temos uma que é fundamental, a resolução dos problemas das pessoas». Por isso, Dias Rocha destacou um reforço na Área Social e na Educação e, entre as obras a realizar, referiu a conclusão da rede de saneamento e esgotos do concelho, a melhoria da rede de abastecimento de água e a conclusão da rede de iluminação pública.

A recuperação da antiga praça municipal, a construção do centro interpretativo de Centum Cellas e a melhoria na rede de museus de Belmonte são outras das obras que também estão contempladas «na expectativa do que o próximo QREN reserva», adianta o autarca.

António Dias Rocha lamenta que a lei tenha obrigado a antecipar a apresentação do documento e receia que possa implicar um orçamento retificativo, e, «provavelmente ainda teremos de alterar muitos dos itens», bem como à adoção de eventuais medidas que possam levar à reestruturação e consolidação do passivo.

Dias Rocha refere que «nas principais áreas de investimento temos uma que é fundamental, a resolução dos problemas das pessoas»

Sobre o autor

Leave a Reply