A 26ª edição da Shell Eco-Marathon arranca hoje e termina amanhã de novo no circuito alemão de Lausitz, que já em 2009 recebeu a competição, em que a principal finalidade é percorrer a maior distância possível com um litro de combustível.
Tal como sucedeu o ano passado, a Beira Interior estará representada por três equipas, duas do distrito de Castelo Branco e outra do da Guarda, entre 13 representações portuguesas.
A AFTEBI – Escola Tecnológica da Beira Interior, o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade da Beira Interior, vão poder disputar uma das provas de maior renome ao nível ambiental e de redução do consumo de energia a nível Mundial, sendo que todos os estabelecimentos concorrem com um UrbanConcept, movido a gasolina. Ao todo, a prova vai contar com a participação de mais de três mil estudantes das universidades europeias e escolas secundárias. Com 13 equipas seleccionadas, Portugal é um dos mais fortes concorrentes naquele que é considerado o maior concurso de eficiência energética da Europa. Resta saber se o recorde do ano passado, no total de 3.771 quilómetros ou 2.343 milhas com um único litro de combustível, alcançado com um protótipo, poderá ser melhorado.