Arquivo

BE quer conhecer estudo sobre criação do Grupo Hospitalar da Beira Interior

Saúde

O Bloco de Esquerda (BE) pediu ao Governo o estudo efetuado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro sobre a possível criação do Grupo Hospitalar da Beira Interior.

O requerimento é da deputada na Assembleia da República Helena Pinto e surge um mês depois do ministro Paulo Macedo ter dito, na Guarda, que estaria para breve a constituição deste Grupo Hospitalar formado pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda e Castelo Branco e o Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã. O anúncio foi feito aquando da tomada de posse do Conselho de Administração da ULS da Guarda. Segundo o documento, o titular da pasta da saúde «afirmou também que existe um estudo efetuado pela ARS do Centro sobre este grupo hospitalar». Ora, para Helena Pinto «uma proposta deste teor» pressupõe «um conjunto profundo de alterações que necessitam de intensa e apurada reflexão». Para a parlamentar do BE, isso terá efeitos «não só no que concerne ao funcionamento destas unidades hospitalares, mas também quanto à reorganização de serviços e valências, afetação de profissionais e deslocação de utentes para consultas, internamento ou realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica».

Por isso, o Bloco considera «fundamental» conhecer o estudo elaborado pela ARS do Centro sobre a possível criação deste grupo hospitalar, no âmbito do qual cada entidade vai manter a sua autonomia, enquanto o grupo hospitalar terá um conselho de administração comum formado por elementos das três unidades.

Sobre o autor

Leave a Reply