Arquivo

Bandeira Azul para praias de Valhelhas, Loriga e Lapa dos Dinheiros

Ambiente

A Bandeira Azul volta a ser hasteada este ano em Valhelhas (Guarda), Loriga e, pela primeira vez, na Lapa dos Dinheiros, ambas no concelho de Seia. As três praias fluviais do distrito da Guarda são as únicas da Beira Interior contempladas na próxima época balnear.

Valhelhas, situada no curso do rio Zêzere, conquista o galardão desde 2009 e Loriga, na ribeira homónima, desde 2012. Já a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros aproveita a ribeira da Caniça, um afluente do rio Alva. Todas elas estão integradas no Parque Natural da Serra da Estrela. A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e segurança e serviços. A época balnear nas praias fluviais de Valhelhas, Loriga e Lapa dos Dinheiros começa a 1 de julho.

Este ano foram atribuídas 320 bandeiras, mais seis que em 2016. De acordo com o presidente Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer, das praias distinguidas, localizadas em 83 concelhos, 292 são costeiras e 28 fluviais. Numa comparação internacional, Portugal é o sexto país com mais galardões conferidos – era quinto no ano transato –, mas continua a apresentar mais de 55 por cento das suas praias galardoadas.

Sobre o autor

Leave a Reply