Arquivo

Bandas de garagem invadem Foz Côa

O “I Garage Sale Festival” começa hoje e termina no sábado

A Câmara de Vila Nova de Foz Côa promove o “I Garage Sale Festival”, que decorre no parque de merendas da cidade, a partir de hoje. A iniciativa pretende dar a conhecer as novas tendências da música portuguesa, que passam pelo hip hop, pop rock, rock alternativo, grunge e funk, dando visibilidade ao trabalho que tem sido desenvolvido nos circuitos alternativos das bandas de garagem. Os festivaleiros poderão ouvir todas estas sonoridades até sábado, com campismo gratuito.

Hoje sobem ao palco Mc Sam e G-Ward (hip hop), “Hell II” (pop rock) e “This Cover” (rock). A música continua até ao final da noite com os dj’s Priest vs Piranha. Para amanhã estão programadas as bandas Urban Spirit (hip hop), Hi.Lie (rock) e Wipeout (rock alternativo), completando-se a noite com o dj Selectronic. No último dia do “Garage Sale Festival” apresentam-se os LFDC (hip hop), Smackthepone (grunge) e Duff (funk/ska). O dj Nuno Rua tem honras de fechar o evento, madrugada fora. Durante o festival haverá várias actividades desportivas e de lazer proporcionadas pela empresa turística “Impactus”, de Castelo Melhor. A organização assegura ainda uma zona de campismo gratuito para todos os festivaleiros, tal como o transporte entre o centro da cidade e o parque de merendas. O recinto abre todos os dias às 17 horas e o preço do bilhete, por noite, é de cinco euros.

Os já reconhecidos Urban Spirit, que actuam amanhã, prometem trazer músicas que «alertam sobre a situação social em Portugal», diz o porta-voz da banda, que já não é nova por estas andanças. O grupo, cuja sonoridade se baseia em ritmos de hip hop, participou no 1º Festival da Serra da Estrela, onde pisou o mesmo palco com nomes de relevo nacional, como os “Dealema” ou Mind a Gap” e, na semana académica da Guarda, com “Boss AC” e “Yellow W Van”. Os Urban Spirit que estão juntos há seis anos, consideram que a música da banda «está a ser muito bem aceite», e sublinham que a participação no Garage Sale Festival «é mais uma oportunidade para seguir em frente e criar mentes mais conscientes que valorizem o hip hop nacional». Já, para Shawn Sousa, um dos membros da banda Smackthepone, que toca no último dia, refere que «é difícil dar prognósticos antes da actuação do grupo» mas espera que as pessoas adiram ao evento e «apreciem o estilo de música “grunge”».

De resto, o primeiro festival de bandas de garagem em Vila Nova de Foz Côa é organizado pela autarquia, em parceria com a “Fozcôactiva”. Segundo Vitor Magalhães, membro do conselho de administração da empresa municipal, «este evento será uma iniciativa de sucesso e com continuidade no futuro». No entanto, Vítor Magalhães reconhece que a organização tem «os pés bem assentes na terra visto ser a primeira vez que realizamos um festival deste género», acrescentando, que «as expectativas são bastante boas e, por isso, esperamos que este seja o primeiro de muitos». Também David Neves, da organização, está confiante e acredita que «o festival vai ter um resultado positivo», até porque «foi feita uma boa divulgação».

Sobre o autor

Leave a Reply