Desde ontem que músicos de todo o país estão na Covilhã para participar no III Estágio e I Masterclass da Banda Sinfónica da Covilhã. Até 1 de Agosto, cerca de 100 estudantes de conservatórios, escolas profissionais e cursos superiores de música vão enriquecer os seus conhecimentos musicais e a conviver com intérpretes de todo o país.
Para o encontro está confirmada a presença de vários professores, para acompanharem os diversos naipes. Como aconteceu nas duas últimas edições, deverão ser estreadas mundialmente obras originais de compositores portugueses e interpretadas pela primeira vez, em Portugal, obras de compositores internacionais. Entretanto, a Banda da Covilhã vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Criança, na tarde de domingo, com a “Orquestra do Lixo” e “O Pautinha”, a mascote da banda. A cerimónia é organizada pela Junta de Freguesia da Conceição no Jardim Público. A “Orquestra do Lixo” pretende incentivar a criatividade e experimentação das crianças, e apelar a uma maior responsabilidade social e ambiental dos mais novos.
Para tal, serão construídos instrumentos musicais a partir de materiais sem utilidade aparente, como latas, tubos, caixas, caricas, garrafas, garrafões, cascas de nozes, cabos de vassoura, canos de PVC, baldes e vidro. Por sua vez, “O Pautinha”, apesar de já contar 12 anos, vai ser apresentado ao público no domingo. Trata-se de um jovem estudante da Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã, e tem uma “história de vida” – assinada por Teresa Reis –, que será conhecida de forma mais pormenorizada nessa tarde.