Arquivo

Banda dá concerto sinfónico na Covilhã

Formação junta músicos de todo o país no âmbito do quarto estágio da cidade

A Banda Sinfónica da Covilhã actua, amanhã à noite, na zona da ponte Mártir-in-Colo, no âmbito do quarto estágio sinfónico da cidade e de um curso de direcção de orquestra de sopros.

Do reportório consta a estreia absoluta de duas obras originais de jovens compositores, “Tetis”, de Luís Cardoso; e “Sinfonic Moments of Linkin Park”, de Carlos Amarelinho. Serão ainda interpretadas temas como “Danza Colorista” (ballet), de Rafael Munllor Grau; “Thid Suite” de Robert Jager; “Oscar for Amnesty” (poema sinfónico), de Dirk Brossé; “Cloudburst” (coral), de Eric Whitacre, e “Ole Contrabandistes”, de Ramón García Soler. O maestro convidado e responsável pelo estágio é Rafa Agulló-Albors, de 27 anos. A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada a 1 de Dezembro de 2006 e resulta de um projecto da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã, que funciona por estágios, com o objectivo, num futuro próximo, da criação de um banda semi-profissional.

Com uma média de 80 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país, a formação congrega jovens que, na sua maioria, são estudantes de conservatórios, escolas profissionais de música e do ensino superior. Conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos. A banda caracteriza-se também por interpretar obras originais com estreia mundial de compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais. Este ano, os professores convidados são Rogério Peixinho (cordas), Herlânder Sousa (flauta), Francisco Luís Vieira (oboé), João Brito (fagote), João Pedro Santos (clarinete), Carlos Amarelinho (saxofone), pedro Monteiro (trompete), Hélder Vales (trompa), Gonçalo Galvão (trombone), Sérgio Carolino (tuba/eufónio) e Joaquim Alves (percussão).

Sobre o autor

Leave a Reply