As obras de remodelação do balcão da Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela na aldeia dos Trinta (Guarda) foram inauguradas, no último sábado, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da instituição, do Governador Civil e do presidente da Câmara. A agência bancária passa agora a funcionar diariamente.
Aberta há mais de 10 anos para servir a população dos Trinta e das aldeias limítrofes, a dependência funcionava até aqui apenas à segunda-feira de manhã, quarta à tarde e sexta de manhã. Mas desde o início desta semana que o atendimento aos cerca de 2.000 clientes passou a ser feito entre as 8h30 e 16 horas. «Temos agora um banco a tempo completo», congratulou-se o presidente da Caixa Central, Licínio Pina. A intervenção custou cerca de 100 mil euros. Constatando que a Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela está actualmente em sete concelhos do distrito, Licínio Pina disse que este é «um projecto que está em crescimento», tendo sido disponibilizados no último ano 20 milhões de euros de crédito «para as actividades da região».
De acordo com este responsável, o número de clientes tem aumentado, registando-se um crescimento na ordem dos 10 por cento ao ano. O presidente da Caixa Central aproveitou o momento para anunciar que o balcão de Celorico da Beira será o próximo a ser remodelado. Por sua vez, o Governador Civil considerou que a aposta desta entidade bancária no distrito é «um importante sinal», numa altura em que reina «um clima de pessimismo». «O distrito da Guarda precisa destas injecções de confiança», acrescentou Santinho Pacheco, anunciando que o Governo Civil passará a ser cliente do banco. Já o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, afirmou que este é um investimento de «extrema importância para as áreas rurais».