Arquivo

Autarquias do nordeste da Beira investem em animação de Natal

Apesar deste não ser o tempo das “vacas gordas”, as Câmaras Municipais fazem contas e oferecem às populações algumas atividades alusivas à época

Umas mais ambiciosas que outras, todas as autarquias estão a fazer um esforço para durante esta época natalícia iluminar as principais artérias da cidade e oferecer à população alguma animação.

Celorico da Beira conta com um vasto programa para o mês de dezembro sob o lema “Natal é em Celorico”. A Casa do Pai-Natal, uma feira do livro, concertos, passeios de coches e exposições de presépios miniaturas e de árvores de Natal elaborados por escolas primárias, jardins-de-infância, IPSS e juntas de freguesia com materiais recicláveis, são algumas das atividades que o município proporciona. Na próxima segunda-feira decorre a “Noite Louca” que visa promover o comércio local, com uma baixa de preços. A grande novidade deste ano é a alteração da tradicional fogueira de Natal, do dia 25 para o dia 24 à meia-noite. A iluminação este ano foi mais comedida e simples e está apenas nas zonas mais visíveis da cidade. No entanto, as ruas irão continuar animadas através de uma instalação sonora com músicas natalícias. A solidariedade não foi esquecida e Celorico da Beira está a organizar uma recolha de bens alimentares para entregar às famílias mais carenciadas assinaladas pela autarquia.

Mais comedida está a Câmara de Aguiar da Beira, que apenas iluminou a preceito a avenida principal da vila. Quanto a atividades, este ano a autarquia vai oferecer um almoço aos idosos do concelho (cerca de 600) e irá visitar a instalações das associações aguiarenses.

Na Mêda, o Morro do Castelo, a igreja, a capela e a Câmara Municipal também foram alvo de iluminação natalícia, esta última tem ainda um presépio. Quanto às atividades por estes dias, entre exposições, um concerto de Natal do Centro de Formação Musical da Mêda e festas para crianças e idosos, a animação promete marcar presença. A autarquia pensou ainda na atribuição de roupa aos mais necessitados através da loja social.

Por Figueira de Castelo Rodrigo prepara-se uma festa para idosos e crianças no Pavilhão dos Desportos e um concurso de montras alusivas ao Natal. Como forma de promover o comércio local, em compras superiores a 25 euros é entregue um cupão que dá acesso a um sorteio. O agrupamento de escolas de Figueira de Castelo Rodrigo também participou na decoração natalícia e decorou uma árvore gigante (entre os 4 e os 5 metros). A solidariedade não ficou esquecida e entre os dias 15 e 20 de dezembro realiza-se uma recolha de roupas para entregar a famílias carenciadas.

Por sua vez, Trancoso tem um lanche convívio entre os funcionários do município, um concerto de Natal e uma tenda com atividades de natal. As escolas associaram-se à autarquia e enfeitaram as rotundas, tal como aconteceu o ano passado. De cariz solidário, há uma atividade das IPSS, que vão distribuir cabazes às famílias mais carenciadas.

Também Pinhel não esqueceu a solidariedade e no passado domingo organizou o “open day”: qualquer pessoa podia utilizar o ginásio em troca de um brinquedo. Cinema Low Cost, é também uma novidade deste ano, a partir da próxima semana a população pode ver filmes a partir de um euro, no Cine-Teatro. A já tradicional corrida de São Silvestre realiza-se no dia 31 de dezembro e as verbas da inscrição revertem para a Cats Foundatiom que apoia a doença genética “Tay-sachs”.

Sobre o autor

Leave a Reply