Arquivo

Autarquia promete nova viatura de combate a incêndios a bombeiros

Covilhã

Os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) celebraram no passado domingo o 140º aniversário. Em dia de festa, a corporação foi presenteada pela Câmara com a promessa de uma viatura de combate a incêndios urbanos, que é uma das prioridades da atual direção.

A novidade foi anunciada pelo vice-presidente Carlos Martins, que espera que no próximo ano, na data do aniversário, o novo equipamento já possa ser benzido. Os custos da nova viatura podem rondar os 200 mil euros e apesar da situação financeira do município não ser a melhor, «a preocupação passa pela segurança das pessoas» e, por isso, «impõe-se a compra de um carro que consiga passar nas ruas estreitas da cidade», declarou o autarca.

Segundo Joaquim Matias, citado pela Rádio Cova da Beira, ficou «surpreendido pelos montantes envolvidos, mas como uma parte da receita do IMI reverte a favor da câmara quer significar que esse montante, talvez com uma candidatura a fundos comunitários para o efeito, e outras receitas da autarquia sejam para a viatura» e não tem dúvidas que a promessa «é para levar a sério». As preocupações da autarquia também passam pela instalação de um centro de coordenação de proteção civil municipal, equipado com recursos humanos e uma viatura.

Outro dos desejos da corporação eram monitores de leitura de sinais vitais. Pedido que a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso atendeu e entregou um de quatro monitores, sendo que para os restantes foi atribuído um cheque no valor dos mesmos. Ainda durante a cerimónia de comoração dos 140 anos dos BVC foram promovidos alguns bombeiros e foi homenageado com o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses o segundo comandante José António Mariano, que está na corporação há quase 40 anos. Neste aniversário foram também benzidas três novas viaturas, dois limpa-neves e uma nova ambulância. Já a “Serrana”, uma antiga viatura que está na corporação desde 1923, voltou a percorrer as ruas da Covilhã depois de alguns anos de inatividade.

Corporação local festejou 140 anos e benzeu três novas viaturas

Sobre o autor

Leave a Reply