Arquivo

Autarquia cria mais apoios para micro empresas e PME

Manteigas

Terminou anteontem a fase de consulta pública da proposta de regulamento do “Manteigas Empreende+”, um programa de apoio para micro, pequenas e médias empresas.

Com esta iniciativa, o município quer fixar no concelho mais empreendedores, sendo que os incentivos poderão chegar aos 130 mil euros por empresa. Para tal, os interessados são obrigados a criar, pelo menos, três postos de trabalho e instalar no concelho a sede, laboração e domicílio fiscal das suas empresas por um prazo não inferior a nove anos. Outro requisito indispensável vai ser a fixação dos seus trabalhadores em Manteigas. Estes apoios destinam-se a empresas dos setores da investigação e desenvolvimento (I&D), inovação, novas tecnologias ou turismo qualificado. De acordo com o texto do preambulo do “Manteigas Empreende+”, a implementação deste instrumento de dinamização económica e social de Manteigas implicará «um encargo financeiro inicial estimado e já orçamentado de cerca de 75 mil euros».

O município presidido por José Manuel Biscaia avaliará anualmente estes custos e resultados do programa, mas estima ser «expetável» que os benefícios diretos atribuídos se traduzirão «na população em geral, através do incremento da oferta de trabalho, do reforço da economia local, da fixação de empresas relevantes e, em última instância, da promoção do desenvolvimento local».

Sobre o autor

Leave a Reply