Arquivo

Aulas regressaram na Academia Sénior

Ano lectivo abriu segunda-feira com novas disciplinas

O novo ano lectivo da Academia Sénior da Associação dos Professores Aposentados do Distrito da Guarda (APADG) recomeçou com mais disciplinas e uma maior carga horária. A sessão solene que marcou o início das aulas decorreu segunda-feira, no auditório do Paço da Cultura.

Depois do primeiro período lectivo, iniciado a 2 de Março e encerrado a 31 de Maio, as aulas vão de novo preencher a vida dos professores aposentados da Guarda. Aqui os alunos só precisam de responder a um requisito: possuírem a idade mínima de 50 anos. De resto, pessoas com qualquer grau de escolaridade podem assistir às aulas que estão divididas em três temáticas: Letras; Artes e Tecnologia (Informática). «Para este ano há mais novidades», adianta Mota da Romana, coordenador pedagógico do projecto, como a pintura, história de arte, canto coral e ginástica, orientada para a manutenção. Também a inscrição deixou de ser semestral para começar a ser anual. Daí a «carga horária ser também maior», explica o coordenador pedagógico, «mais um dia do que no ano passado». Agora o horário de funcionamento é às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30. O prazo para as inscrições já terminou e por causa do espaço físico ser limitado, «fomos obrigados a limitar também o número de participantes», lamenta o professor. Até porque este ano, as inscrições excederam as expectativas: «Houve mais inscritos do que no ano passado, cerca de 20», constata Mota da Romana.

Outra novidade é que as actividades vão ficar concentradas num único espaço, situado no Largo João de Deus, anexo à Escola Augusto Gil, onde funciona a secretaria da Academia. «Há duas salas com capacidade para vinte pessoas e ainda alguns computadores para a aula de informática», sublinha o professor. Para já as preferências recaem no Património Cultural Regional, Literatura Portuguesa Contemporânea, Inglês e Informática, «que são as disciplinas já esgotadas». No entanto acredita que as novas matérias «também vão ter uma boa aceitação» no seio estudantil. Recorde-se que esta universidade foi criada em Fevereiro e é a concretização de um sonho, que foi amadurecendo ao longo dos anos, por parte de um grupo de professores aposentados. Através desta Academia pretendem exaltar o corpo, o espírito e «proclamar a dignidade do homem da terceira idade», afirmou o coordenador pedagógico. A Universidade da Terceira Idade permite «cultivar a nossa auto-estima e ser útil aos outros», acrescenta.

Comentários dos nossos leitores
Elisabete Parente Rebelo elisabetarebelo@gmail.com
Comentário:
Fico muito feliz pela iniciativa. Lamento apenas e muito nao conseguir inscrever me por já não existiren vagas.
 

Sobre o autor

Leave a Reply