Os guardenses Gonçalo Guerra (kata e kumite) e Manuel Henrique (kata), ambos da Academia Egitaniense de Karate Shotokan (AEKS), venceram as suas categorias no Torneio de Karate “Queima das Fitas”, organizado pela Associação Académica de Coimbra no sábado.
Do mesmo clube, Íris Fonseca foi segunda em kata, enquanto Iara Silva e Rafael Fernandes conseguiram o terceiro lugar em kata. Do Núcleo Karate Shotokan de Pinhel Diogo Grilo foi segundo classificado em kata, o mesmo resultado obtido por Rafael Cruz em kata e kumite. Por sua vez, Soraia Marques terminou na terceira posição em kata. Pela União de Karate Shotokan das Beiras (USKB), Rodrigo Remédios e Alexandra Veloso (EK Celorico da Beira) alcançaram o segundo lugar em kumite e Ippon kumite, respetivamente. A jovem karateca conseguiu ainda um terceiro posto em kata, tal como Marco Gouveia (Centro Bushido Guarda – Bairro da Luz) em Ippon kumite, Pedro Gouveia (do mesmo clube) em kumite e Mariana Veloso (EK Celorico da Beira) em kumite. O torneio juntou mais de 150 karatecas de todo o país.
No domingo, Carlos Fonseca, Alexandre Esperança, Iara Silva e Gonçalo Guerra, todos da AEKS, subiram ao lugar mais alto do pódio em kata no Campeonato Nacional da Associação JSKA, em Almeirim. Alexandre Esperança venceu também em kumite, modalidade em que Carlos Fonseca e Íris Fonseca foram terceiros. A karateca obteve ainda um segundo lugar em kata, o mesmo resultado de Telma Franco, que também foi segunda em kumite, enquanto Valentim Jerónimo foi terceiro em kata.