Foi formalizada na segunda-feira, através de escritura notarial, a constituição da Associação IBIS – Iniciativa Beira Inovação Social, dinamizada por entidades representativas do tecido económico-social da Beira Interior.
Esta entidade nasceu de uma ideia da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural e reúne um total de 47 entidades como os municípios do Fundão, Belmonte, Almeida e Sabugal, Santas Casas da Misericórdia da Covilhã e do Fundão, a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão, o Cofre de Previdência dos Funcionários do Estado, a Consocial – Associação de IPSS das Beiras e Serra da Estrela e a empresa FRULACT, entre outras instituições de natureza económica e social. Para o presidente da RUDE, Carlos Pinto, «esta iniciativa é uma oportunidade estratégica para a região demonstrar a capacidade inovadora do interior do país na área social» e acrescenta que o Programa Portugal Inovação Social contempla cerca de 150 milhões de euros, dos quais os territórios irão beneficiar.
Os Eixos Estratégicos da IBIS incluem três vertentes fundamentais: as pessoas, o emprego e o desenvolvimento do terceiro setor, estando previstas já para setembro, candidaturas em áreas como a Capacitação para o Investimento Social, Capacitação para a Inclusão, Programa de Parcerias para o Impacto, entre outras no âmbito do Portugal 2020. A associação IBIS terá a sua sede na Covilhã e as eleições para os órgãos sociais decorrerão na primeira quinzena de setembro.