Arquivo

Associação das Vilas Francas da Europa quer ser «força objectiva» de promoção

Assembleia Geral, realizada em Vila Franca das Naves, aprovou Carta de Princípios e a instalação da Casa das Vilas Francas em Portugal

A aprovação da Carta de Princípios de Freyburg, que contém os cânones da associação, e a criação da Casa das Vilas Francas da Europa, uma montra de produtos e serviços que vai ficar sediada em Vila Franca de Xira, são as principais decisões da Assembleia Geral da Associação das Vilas Francas da Europa (AVFE), realizada no último sábado em Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso. O encontro, que juntou a maioria dos representantes de 52 localidades europeias, ficou ainda marcado pela apresentação do vinho “Vilas Francas – DOC – Colheita 2003”, da Cooperativa Agrícola Beira Serra, que será o primeiro produto recomendado pela AVFE.

Marcada inicialmente pelos intercâmbios culturais e de convívio, a associação, formada por vilas francas de nove países, quer agora transformar-se numa «força objectiva» de promoção das suas regiões, culturas, património, gastronomia e tipicidade, tendo identificado o turismo cultural e o produto típico como os principais atractivos. Um objectivo consignado na Carta de Princípios de Freyburg, que assume como preponderante a «partilha de um novo circuito promocional de divulgação de produtos e serviços» nos respectivos mercados dos países e regiões representadas na AVFE. Nessa estratégia, caberá à Casa das Vilas Francas da Europa um papel central na divulgação de iniciativas, empresas, instituições e pessoas, perspectivando-se desde já a criação de uma bolsa de emprego entre todos os associados com vista a «uma melhor qualificação de quadros», refere José Fidalgo, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e do Conselho de Administração da associação. Sob o lema “Unidade na Diversidade”, a Carta de Freyburg, vila alemã, prevê ainda a criação do Cartão do Vilafranquense e de entidades recomendadas pela AVFE, acções que integram o plano de actividades para 2004/2005.

Existem em Portugal sete localidades com o topónimo Vila Franca que já aderiram à AVFE: Vila Franca do Lima (Minho), Vila Franca das Naves (Trancoso), Vila Franca do Deão (Guarda), Vila Franca da Serra (Gouveia), Vila Franca da Beira (Oliveira do Hospital), Vila Franca de Xira e Vila Franca do Rosário (Mafra), aguardando-se a adesão de Vila Franca do Campo (Açores). Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Itália e Suíça são outros países de origem dos associados da AVFE, com destaque para os 17 representantes franceses, os treze espanhóis e os oito italianos. No total, esta associação abrange um universo de cerca de oito milhões de cidadãos. Um mercado privilegiado para o mais recente vinho da Cooperativa Agrícola Beira Serra, de Vila Franca das Naves. O “Vilas Francas – DOC” é o primeiro produto recomendado pela AVFE e revela um sabor a vinho novo, macio e encorpado, exibe um aspecto límpido, de cor rubi, possuindo um aroma forte a frutos vermelhos. De resto o próximo produto recomendado também será português, pois na visita a Vila Franca da Serra (Gouveia) foi assinado um protocolo de colaboração com a queijaria desta localidade serrana, que dará origem ao primeiro queijo recomendado pelas Vilas Francas da Europa. O encontro do fim-de-semana teve também uma forte componente social, uma vez que os associados presentes visitaram na região a Feira Medieval de Trancoso, onde cearam, e as outras duas Vilas Francas do distrito, do Deão (Guarda) e da Serra (Gouveia), antes da festa de encerramento. A próxima Assembleia Geral vai realizar-se em Itália.

Luis Martins

Comentários dos nossos leitores
Carlos Almeida calm@sapo.pt
Comentário:
Este artigo deveria elucidar os leitores sobre o significado do topónimo Vila Franca e equivalentes.
 

Sobre o autor

Leave a Reply