Arquivo

Associação Comercial da Guarda lança «uma nova forma de viver a cidade»

“The Long Weekend Guarda 2014” promete dinamizar centro histórico da capital de distrito entre os dias 19 e 21 deste mês

«Este evento está projetado para dinamizar o centro urbano e as principais artérias do comércio na cidade da Guarda». É deste modo que o presidente da Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) descreve o “The Long Weekend Guarda 2014” que aquela entidade vai promover entre os dias 19 e 21 deste mês na zona histórica da cidade. Trata-se de um grande evento de animação que pretende também “mexer” com a economia local.

Miguel Alves salienta que o lema da atividade é «uma nova forma de viver a cidade» de um modo «lúdico, comercial e aproveitando um bom clima». O dirigente frisa que os objetivos principais do evento passam por «dinamizar a economia local e proporcionar uma oferta lúdica e distintiva do que tem sido o programa normal do distrito». O presidente da ACG destaca o «conciliar da gastronomia, da cultura, dos espetáculos e da moda de uma forma contínua» ao longo dos três dias. Esta atividade surge na sequência de «durante os últimos anos», a ACG ter eleito como uma das suas «prioridades fundamentais a dinamização comercial dos centros urbanos da sua área de intervenção e, consequentemente, a sua economia local». O dirigente sustenta que a Guarda, em concreto, «enquanto capital de distrito e maior cidade da região, tem obrigatoriamente que oferecer a todos os que a visitam, um leque de atividades, que posicionem como referência no panorama cultural e comercial da região». Neste sentido, «e com a ausência de um evento no Centro Urbano, a ACG, em conjunto com alguns parceiros estratégicos, tomou a iniciativa de organizar um evento que pretende que possa afirmar-se como uma atividade carismática na animação da cidade, passando a realizar-se com periodicidade anual, numa lógica de sustentabilidade e crescimento progressivo».

O evento decorrerá numa lógica de “multi-actividades”, «dirigidas fundamentalmente ao público mais jovem mas não só, e atrairá, na expectativa da ACG, milhares de visitantes» à cidade. Deste modo, não faltará animação constante durante três dias neste “Fim de Semana Longo” que a ACG proporcionará aos guardenses e a quem visite a cidade nestes dias. O Bairro de São Vicente será transformado num “Bairro Alto” e haverá 800 metros de passadeira azul que as pessoas poderão percorrer para encontrar os diferentes pontos do evento. No Paço da Cultura, haverá mostras de produtos regionais frescos. Vai haver showcookings, havendo a possibilidade de o conhecido cozinheiro argentino Chakall poder marcar presença. A Rua do Comércio, que Miguel Alves considera «a mais carismática do distrito», terá uma passadeira com 40 metros, onde será instalada uma passerelle onde no sábado à noite os empresários locais poderão mostrar as suas novas coleções. Na Praça Velha será instalada um “mega lounge”, uma tenda com 200 metros quadrados que abrangerá diversas atividades, sendo que o comércio «vai ser desafiado para estar aberto até à meia-noite». A ideia é o evento terminar pelas 20 horas de domingo com um DJ de «renome nacional». O orçamento previsto para a atividade é de 40 mil euros.

Ricardo Cordeiro Miguel Alves, presidente da ACG

Comentários dos nossos leitores
Joao Goncalves joaopsgg@gmail.com
Comentário:
Excelente iniciativa! Querendo ser uma iniciativa “regional” , pena é coincidir com as datas de “Chocalhos” e “Muralhas com Historia/Sortelha”. Boa sorte e bom trabalho!!!
 

Sobre o autor

Leave a Reply