Arquivo

As heterodoxias de Eduardo Lourenço debatidas na Guarda

Iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos associa-se à comemoração do 90º aniversário de Eduardo Lourenço

Pensadores e investigadores nacionais e estrangeiros de diferentes áreas estão hoje e amanhã na Guarda para a conferência “Portugal e o seu destino”, promovida pelo Centro de Estudos Ibéricos no âmbito da comemoração do 90º aniversário do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI.

A iniciativa vai decorrer na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e visa debater e refletir em torno da obra do ensaísta e da sua visão de Portugal, da Ibéria e da Europa, congregando na Guarda pensadores e investigadores de diferentes áreas. A coordenação científica é de António Pedro Pita e Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra, e de João Tiago Lima, da Universidade de Évora. A conferência inaugural, agendada para as 10 horas de hoje, está a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura. Segue-se o Painel I intitulado “A nau de Ícaro: diásporas e exílios”, apresentado e moderado pelo jornalista e escritor Fernando Paulouro Neves. Serão intervenientes Margarida Calafate Ribeiro (Universidade de Coimbra), Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha) e Fernando Rodriguez de la Flor (Universidade de Salamanca). À tarde, Pilar del Rio, da Fundação José Saramago, será a moderadora do Painel II “Heterodoxia: a cultura e as artes”, agendado para as 15 horas e em que vão intervir Mário Vieira de Carvalho e Maria Filomena Molder, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Carlos Mendes de Sousa (Universidade do Minho). Duas horas depois começa o Painel III “Eduardo Lourenço revisitado”, moderado por Fernando Catroga (Universidade de Coimbra) e em que vão usar da palavra as investigadoras Barbara Aniello, Teresa Filipe e Maria Dulce Martinho. Segue-se uma intervenção do filósofo José Gil e outra do próprio Eduardo Lourenço, meia-hora depois. Será ainda feito o lançamento de cinco volumes da coleção “Iberografias” (CEI/Âncora Editora): “Eduardo Lourenço – Vida Partilhada. Edição comemorativa do 90º Aniversário”, “Falar sempre de outra coisa – Ensaios sobre Eduardo Lourenço – João Tiago Lima”, “Metafísica da Revolução – Poética e Política no Ensaísmo de Eduardo Lourenço – Teresa Filipe”, “Paisagens, Patrimónios e turismo cultural” e “Condições de vida, coesão social e cooperação territorial”.

Amanhã, a partir das 9h30, realiza-se o Painel IV “Portugal e o seu labirinto: economia e sociedade”, cujo moderador será António José Teixeira, da SIC Notícias. Os oradores são Manuel Carvalho da Silva (Universidade de Coimbra), Pedro Lains (Universidade de Lisboa), Pedro Adão e Silva (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), José Carlos Vasconcelos (Jornal de Letras/Visão) e Rui Vilar (Fundação Gulbenkian). Às 16 horas serão apresentados os livros da Coleção Iberografias “Paisagens, Patrimónios e turismo cultural” e “Condições de vida, coesão social e cooperação territorial”. Uma hora depois, na Sala António de Almeida Santos, na Câmara da Guarda, terá lugar a sessão solene de entrega do Prémio Eduardo Lourenço ao investigador luso-colombiano Jerónimo Pizarro.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply