Tempo de natal, em tempo de crise, nota-se isso nas ruas de Vila Franca das Naves.
As iluminações, que durante alguns anos embelezaram principalmente a Rua do Comercio, abandonaram-nos, ou quase. Sinal dos tempos ou desculpas da crise. Há apenas uma pequena árvore de Natal perto da estação do caminho-de-ferro e algumas “luzinhas”.
Dizem os autarcas que não há verbas, que tem que se cortar… Eu concordo, mas tenho pena que seja na beleza das localidades. O espírito natalício está ensombrado por notícias menos agradáveis para o nosso concelho, mas acredito que tudo se ultrapassará (…).
(…) Na realidade, o motivo deste texto é para dar os parabéns à Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves pelo belo concerto de Natal que nos proporcionou no passado Domingo, dia 19 de Dezembro, no Centro Cultural Miguel Madeira.
A música alusiva ao Natal foi o ponto forte, nas actuações de todos os grupos: o Rancho Folclórico de Trancoso, o Grupo de Escuteiros de Trancoso, “As Pedrinhas da Calçada” de Trancoso e que terminou em beleza com o Grupo da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso. De salientar que este último tem três elementos da Vila e é dirigido por Maria José Botelho, também vilafranquense. (…) Diz o Povo e com razão que «santos da casa não fazem milagres!». E isso é bem verdade.
Vila Franca das Naves é uma terra de artistas reconhecidos, aplaudidos e homenageados, fora da nossa terra, mas na realidade, pouca gente sabe os talentos que por aqui proliferam.
Temos jovens a actuar em grupos de fora (…), artistas reconhecidos em outros concelhos e em diferentes áreas. Por exemplo o caso de Luís Fonseca, que com a sua arte de fazer Presépios e arranjos, tem sido homenageado em outros concelhos, reconhecido pelo Senhor Governador Civil, Senhor Bispo e Autarcas (…). E relembro o Senhor Matos que, com as suas maravilhosas peças artesanais, tem percorrido com sucesso dezenas de Feiras de Artesanato por todo o país.
Temos um museu particular, visitado por dezenas de pessoas e instituições, guardado na garagem particular do ex-polícia Manuel Botelho. Peças únicas que ele foi recolhendo durante uma vida, principalmente peças ligadas à sua infância. Esperamos um dia, poder encontrá-las numa exposição conjunta com todos os outros artistas da nossa terra. Eles merecem, pois são maravilhosos.
E aproveito para dar os parabéns a um bombeiro da nossa terra que foi condecorado pelo Ministro da Administração interna por ter atingido mais de 4.089 horas de serviço em 2009. O João Paulo Coelho Maia foi o único bombeiro do distrito da Guarda distinguido. Aqui ficam os parabéns.
Votos de um Santo Natal para todos.
Maria Clara Correia, Vila Franca das Naves