Arquivo

Art’UBI regressa à Covilhã

Mostra de Artes da Universidade da Beira Interior apresenta música, teatro, dança, cinema e exposições até 4 de Dezembro

Depois de um ano de interregno, o Art’UBI – Mostra de Artes da Universidade da Beira Interior regressou na última terça-feira aos palcos da “cidade neve” para apresentar até 4 de Dezembro um vasto leque de actividades e levar os covilhanenses a «redescobrirem» outras formas de arte. Cinema, música, dança contemporânea, teatro, artesanato e exposições compõem o programa da oitava edição do evento.

Até ontem, esteve patente no Teatro-Cine da Covilhã uma sessão de filmes com os premiados no Festival Imago 2004 – Festival de Cinema e Vídeo Jovem e uma retrospectiva do Espaço Open Space. Hoje, sobe ao palco daquela sala o VI FATFUBI – Festival Académico de Tunas Femininas, organizado pela Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior “As Moçoilas”. No dia 25, os covilhanenses poderão viajar por mundos imaginados com os Dazkarieh, um grupo formado por instrumentos, culturas e sensibilidades em permanente desafio. Esta formação, que saiu de diversos ambientes de experimentação musical, utiliza um leque variado de instrumentos acústicos que vão desde os sopros irlandeses e galaico-portugueses às percussões africanas e cordas mediterrâneas. E é através da fusão de todos estes ritmos que os Dazkarieh criam as sonoridades eruditas e exóticas que são já a sua marca. O ritmo dos Rootscaravan, outro espectáculo de referência, também aposta em novas sonoridades dominadas por ritmos étnicos, africanos e cubanos.

Ana Castro sobe ao palco da sala de ensaios da Associação Académica da UBI com o espectáculo de dança contemporânea “Viagem ao meu cérebro” (26 Novembro), enquanto se faz acompanhar no dia seguinte, no Teatro-Cine, pela dançarina Carla Jordão para interpretarem “Impressões”. O teatro ocupa também um lugar de destaque nesta mostra de artes com as peças “Os nomes da Terra”, pelo Teatro do Imaginário (Manigoto – Pinhel), e com “Em cima do piano está um copo de veneno”, pelo Farpas Teatro. “Flash Motel” é a outra peça em cena, desta vez pelos alunos finalistas da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE). Na segunda-feira começa o “workshop” de vídeo “After Effects” e “Pós Produção em Vídeo”, com Rui Garcia. Esta acção de formação vai ter lugar no CREA (pólo I da UBI) até dia 26. “Noite”, de David Duarte, Nuno Lages e Pedro Seixo Rodrigues, e “Ás voltas com a vida”, do primeiro concurso de fotografia CAIS, são as exposições patentes até 4 de Dezembro. O Art’UBI acolhe ainda até essa data uma feira de artesanato, que irá decorrer nos corredores do pólo principal da universidade. De resto, salientar apenas que todos os espectáculos serão gratuitos, com excepção do FATFUBI e do concerto dos Dazkarieh, cujos bilhetes custam um euro para sócios da AAUBI e 4 euros para os restantes.

Sobre o autor

Leave a Reply