A XVII Beirartesanato começa amanhã e conta com a presença de 150 artesãos, que vão mostrar o que de melhor se faz na região. Em conferência de imprensa, realizada na semana passada, Lurdes Saavedra, presidente da ProRaia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, anunciou que a edição deste ano é promovida em parceria com a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, que abrange os municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, numa organização do Nerga – Associação Empresarial da Região da Guarda. «Pela primeira vez, duas associações vizinhas vão trabalhar em conjunto», acrescentou.
A feira de artesanato acontece no Largo Frei Pedro e no Jardim José de Lemos, onde estarão 150 artesãos dos distritos da Guarda, Castelo Branco e do resto do país, que vão expor bijutaria, doces regionais, queijos, bordados diversos, cestaria, brinquedos, mobiliário de criança, vidros, madeiras, cerâmica e olaria, pintura em tecido, tecelagem, peles e couro, entre outros. A Beirartesanato tem como objectivo a promoção e divulgação do artesanato da região, além do apoio aos artesãos em termos empresariais, na realização de negócios ou no escoamento dos seus produtos. A organização pretende ainda sensibilizar os jovens para as várias vertentes do artesanato, principalmente a cultural, e proporcionar aos visitantes o contacto com a tradição da região. Este ano, a feira tem uma novidade, já que inclui uma mostra de vinhos da Beira Interior a realizar no futuro Museu de Arte Sacra no mesmo período em que decorre o certame. Esta iniciativa pretende promover os vinhos e através deles a região, bem como incentivar a sua produção e estimular o seu consumo moderado, além de atrair agentes económicos do sector dos vinhos.
Durante a Beirartesanato haverá ainda animação infantil permanente e a animação musical ficará a cargo das cinco tasquinhas presentes no recinto da feira. Já a próxima edição vai decorrer na Covilhã, anunciou Luís Barreiros, dirigente da RUDE, garantindo a continuidade da colaboração com a ProRaia. «No próximo ano a Beirartesanato irá realizar-se na Praça do Município da Covilhã, com maior envolvência da Guarda e Covilhã». Ficou ainda a promessa de que, se esta parceria entre as duas associações de desenvolvimento resultar, irão realizar-se «mais projectos em conjunto», adiantou o também vereador na Câmara covilhanense.