Arquivo

Artelivre lança concurso de arte contemporânea

Associação institui prémios “Jerónimo Brigas” e “Artelivre” para os melhores trabalhos

A Artelivre – Associação dos Artistas Plásticos da Guarda vai promover um concurso de arte contemporânea para jovens artistas. O certame vai culminar com uma exposição no Paço da Cultura, entre os dias 2 e 30 de Setembro, mas os candidatos deverão apresentar os seus trabalhos até 31 de Maio. O concurso destina-se em exclusivo a obras de pintura e escultura de jovens criadores, com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos.

A iniciativa pretende «mobilizar e incentivar os jovens para a arte», refere Jorge Barreira Pires, presidente da colectividade. «É também uma oportunidade para expor os trabalhos» de autores que nem sempre têm essa possibilidade, acrescenta, realçando, no entanto, que o objectivo visa paralelamente promover e divulgar o trabalho dos artistas plásticos associados na Artelivre. Nesse sentido, está prevista uma exposição conjunta no Paço da Cultura em Setembro. O concurso é aberto a todo o tipo de expressão temática e propostas estéticas, desde que se cumpram algumas exigências, nomeadamente o ano de realização da obra, que deverá ser posterior a 2001, a faixa etária do artista, compreendida entre os 16 e 30 anos, enquanto as participações deverão ser individuais. Em relação às especificações das obras, os autores poderão apresentar um máximo de duas obras, cujas dimensões mínimas serão de 80/80 e máximas de 150/200. Não serão admitidos trabalhos que, sob qualquer pretexto, se apresentem com chapa de vidro. O júri do concurso será composto por personalidades convidadas pela direcção da Artelivre, nomeadamente um representante da associação, do Governo Civil e da Câmara da Guarda.

No final, os melhores de ambas as categorias serão distinguidos com um primeiro prémio designado “Jerónimo Brigas”, que consiste numa quantia de 250 euros; um segundo prémio denominado “Artelivre”, a que correspondem 150 euros, e, por fim, o terceiro que consistirá numa menção honrosa. Todos os galardões serão entregues com diploma próprio, numa cerimónia com dia e hora a designar, durante o período em que decorrerá a exposição. A entrega dos trabalhos concorrentes deve ser feita até 31 de Maio, na sede da Artelivre, no Centro Cultural e Social de S. Miguel, na Avenida da Igreja (Guarda-Gare) até às 18h30 do último dia de Maio. Para mais informações, os interessados podem contactar pelo telefone 271239383 ou por e-mail artelivre.guarda@oninet.pt.

Sobre o autor

Leave a Reply