A loja de animais AquaZoo, na Guarda, está a apostar na vertente “grooming”, ou seja, na estética. A tosquia e o banho são, por agora, algumas das funcionalidades disponibilizadas. O proprietário explica que, em época de crise, os comerciantes têm de «procurar novas soluções» e esta assume-se como uma «oferta diferente para os clientes».
O estabelecimento foi inaugurado há 11 anos, numa altura em que «não havia praticamente nada semelhante nesta área na Guarda», recorda Sérgio Martins, que continuou a atividade que os pais já haviam iniciado. O comerciante não esconde que no início «tudo era mais fácil» e agora depara-se com «a diminuição do poder de compra das pessoas». O “grooming” – que diz respeito ao tratamento estético de animais – foi uma ideia que o proprietário teve ao reparar que na região «apenas alguns veterinários disponibilizavam este tipo de cuidados». Em tempo de crise, acredita que é preciso «inovar, ter espírito de sacrifício e investir em novos mercados», daí a aposta nesta nova oferta. «Percebi que há menos pessoas a comprar animais, mas quem compra gosta de os tratar bem. Hoje em dia notamos que a exigência do cliente é mais pela qualidade e não tanto pelo preço», considera. Além disso, assevera que «alguns destes tratamentos nem sequer ficam muito caros, já que por exemplo a tosquia e o banho podem ficar por 10 euros».
Nesta tentativa de marcar a diferença, o comerciante explica que, ao longo dos anos, tem apostado também em “trazer o mar até ao interior”. «Somos a única empresa que tem água salgada. E as pessoas gostam bastante dos cavalos-marinhos, das estrelas-do-mar ou de peixes iguais ao desenho animado “Nemo”», acrescenta. Num mundo que muitas vezes despreza os animais, Sérgio Martins revela que se tem ainda empenhado numa outra causa: a adoção. «Já ajudámos a que mais de 80 gatos fossem adotados, através da nossa página na internet [http://www.aquazooguarda.com]», garante.