Arquivo

Apicultores da Malcata «apreensivos» com pagamento de taxa

Reserva Natural vai cobrar 12 euros por ano por cada colmeia colocada dentro do seu perímetro

A Associação de Apicultores da Serra da Malcata (AASM) está «expectante» e «receosa» com a cobrança de um euro por mês pelo aluguer de colmeias nos terrenos do Estado. Através de um edital afixado nalgumas Juntas de Freguesia, a Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) informa que possui diversos terrenos disponíveis para acolher apiários, mediante um conjunto de condições, entre os quais se inclui a cobrança daquela taxa, considerada «incomportável» pelos apicultores.

«Inicialmente, gerou-se alguma ansiedade entre os apicultores, uma vez que este montante é exorbitante», garante António Joaquim Moura, presidente da AASM. Entretanto, depois de algumas reuniões, a associação ficou convicta de que o edital «é dirigido a futuras colocações» de colmeias na Reserva da Malcata e que os actuais alugueres não sofrem alterações. Contudo, «continuamos com o grande receio de, um dia, a cobrança da taxa poder vir a ser alargada a todos os apicultores, o que será catastrófico». De resto, actualmente, «e é há pouco tempo que isso acontece», cada apicultor apenas recebe anualmente três euros de subsídio por colmeia e «é em material, não em dinheiro», frisa, considerando que a apicultura «não tem sido acarinhada em Portugal, ao contrário do que acontece em Espanha».

António Joaquim Moura lamenta ainda que os apicultores «não tenham sido contactados», não encontrando razões para a adopção desta medida: «Se as colmeias estivessem a fazer algum mal até se compreendia, mas não é, de todo, o caso. Agora quando não há sensibilidade para a apicultura acontecem coisas destas», contesta. O presidente da AASM garante ainda que, pelas informações que possui, «esta é uma medida nova, mas que pode vir a ser aplicada noutros pontos do país». Sobre o rendimento médio de uma colmeia por ano, realça que é «relativo», exemplificando que tem havido anos em que retira 10 quilos de mel por colmeia, o que rende 18 euros em cada uma, isto «em bruto, com todos os encargos inerentes», adianta. A Associação de Apicultores da Serra da Malcata possui actualmente cerca de 50 associados, provenientes maioritariamente dos concelhos do Sabugal, onde está sedeada, e de Penamacor.

Entretanto, este assunto já motivou que os deputados do PSD Luís Carloto Marques e Carlos Poço solicitassem explicações ao Governo. Nos requerimentos apresentados na Assembleia da República, é dito que nas condições no edital, «nenhum apicultor português poderá concorrer, especialmente os que residem na região onde está localizada a RNSM». De resto, os deputados frisam também que, deste modo, «apenas os apicultores de Espanha, nomeadamente de uma localidade próxima – Valero de la Sierra – estão em condições de satisfazer as condições mínimas expressas no edital».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply