Faltam nove dias para as eleições legislativas e o Partido Socislista e a Coligação Portugal à Frente (PàF) não “descolam”.
Segundo a sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC existe uma subida das duas maiores forças nas intenções de voto. Mas com a coligação PàF a subir mais que o PS e a situar-se agora a apenas 0,5 pontos dos socialistas. Na sondagem desta semana estas são mesmo as únicas duas forças que registam uma subida nas intenções de voto.
Ao mesmo tempo, e reforçando o que já tinha acontecido na última sondagem, nesta a coligação volta a conseguir mais mandatos. Ou seja, perde em percentagem de votos, mas depois, fruto do sistema eleitoral, acaba por conseguir, na conversão de votos em mandatos, mais lugares na Assembleia da República.
As sondagens publicadas pelo Expresso e a SIC ao longo dos últimos tempos têm revelado uma consistente aproximação da coligação ao PS, embora o partido de António Costa esteja sempre em primeiro lugar nas intenções de voto.
Aos inquiridos é ainda perguntado quem acreditam que vai ser o próximo primeiro-ministro. Aqui, António Costa vence com uma margem mais folgada.
Traduzindo em números o PS tem 36 por cento das intenções de voto, a coligação PàF tem 35,5 por cento, a CDU é a terceira força política com 10,1 poe cento, e Bloco de Esquerda 5 por cento.