Arquivo

Ao fim de 15 anos*

Opinião 15º Aniversário

O INTERIOR começou há 15 anos. O meu doutoramento também.

15 anos são mais do que aqueles de que Richard Linklater precisou para realizar o filme “Boyhood”. 15 anos marcam a festa de transição da infância para a vida adulta das raparigas em várias culturas latino-americanas. 15 anos tinha o meu carro há dois verões.

O INTERIOR, que é o meu jornal, há de continuar. O meu doutoramento, manda a lei, teve de terminar. Pela primeira vez na existência de ambos, e portanto da minha, o meu jornal e o meu doutoramento não irão mais coexistir.

Em 15 anos escrevi para O INTERIOR (incluindo reportagens e entrevistas) aproximadamente o dobro do que escrevi para a tese de doutoramento (excluindo anexos e bibliografia). Nas páginas de O INTERIOR e das minhas mãos (cf. Lobo Antunes 2014) saíram momentos tão memoráveis para a cultura portuguesa como visitas a festivais de música, passeios por estradas nacionais e um esboço realmente estúpido de um livro que se tornaria estupidamente real.

Nestes 15 anos em que O INTERIOR e o meu doutoramento foram medrando, o PS e o PSD mostraram ser partidos em tudo idênticos, incluindo nas grandes vitórias políticas. Ao fim de 15 anos, os dois maiores partidos portugueses encontram-se empatados em número de chefes de governo, de licenciaturas mal-amanhadas e de vencedores do concurso “Sexy Platina” do “Correio da Manhã”.

Desde 2000, a equipa principal de futebol do Sporting foi campeã nacional duas vezes e uma vergonha duas centenas. Muitas vezes, o futebol do Sporting mostrava ao fim-de-semana a mesma falta de qualidade de que sofriam as minhas crónicas à quinta-feira. O Sporting teve mais presidentes do que as minhas colunas exibiram títulos diferentes.

Em 15 anos, O INTERIOR exibiu diferentes formatos e estilos. Eu também.

Algures nestes 15 anos, O INTERIOR acasalou com o “Expresso”. Eu não.

Daqui para a frente, O INTERIOR continuará a ser o que sempre nos habituou. Eu não sei.

* Título da responsabilidade da redação

Nuno Amaral Jerónimo*

* Professor da Universidade da Beira Interior e colaborador de O INTERIOR

Sobre o autor

Leave a Reply