Arquivo

António Costa elogia trabalho de Vítor Pereira

Candidato à Câmara da Covilhã diz que conta com o partido para dar continuidade à construção da nova barragem

Tal como na Guarda, também na Covilhã o secretário-geral do PS voltou a ouvir algumas exigências do candidato socialista à autarquia local. Durante o comício de Vítor Pereira, no domingo, o atual autarca que concorre a um segundo mandato disse ao também primeiro-ministro que «contamos com o PS para acabar com as portagens na A23 e A25. É uma questão de justiça para com o interior».

Na sua intervenção, Vítor Pereira disse estar determinado em «tornar a Covilhã numa cidade de excelência» e, se conseguir o segundo mandato, anunciou uma governação «focada nas pessoas e na qualidade de vida». Para isso já está em marcha «um projeto estruturante», a construção de uma nova barragem, ao qual quer dar continuidade. «É um ato de responsabilidade política e de boa gestão colectiva avançar com um projecto de captação de água pura da nossa Serra da Estrela», considerou. A primeira fase da obra está finalizada, num investimento de 10 milhões de euros, pelo que disse contar com o apoio do Governo para concluir o projeto «da maior importância» para a Covilhã.

Como bandeiras do próximo mandato, Vítor Pereira referiu a requalificação do teatro municipal, a criação de duas novas incubadoras, uma bolsa de arrendamento para jovens, a reflorestação ordenada da Serra da Estrela e a aposta nas aldeias de montanha, «através de uma rede de miradouros, percursos pedestres e cicláveis», com o objectivo de as colocar «no mapa turístico a nível nacional e internacional». O candidato aproveitou também a presença de António Costa para falar do subfinanciamento da UBI e da comparticipação dos medicamentos aos reformados dos lanifícios, exigindo «uma solução». O autarca pediu igualmente apoio para a instalação de uma unidade de hemodinâmica no Centro Hospitalar da Cova da Beira.

A estabilização financeira do município e a diminuição do preço da água são, segundo Vítor Pereira, dois objectivos conseguidos neste mandato. O trabalho realizado nos últimos quatro anos foi, aliás, motivo de elogio por parte de António Costa, que destacou o «esforço notável que Vítor Pereira tem feito para aproveitar a riqueza dos recursos humanos que são formados na UBI, de apoiar o empreendedorismo e procurar atrair e fixar novas empresas para este concelho». O secretário-geral do PS lembrou ainda que «sempre que o Partido Socialista esteve no governo a Beira Interior não foi esquecida», afirmando que a redução das portagens na A23 e a conclusão da modernização da Linha da Beira Baixa «saíram do papel e estão em ação». No caso da ferrovia, o dirigente anunciou que as obras estarão «no terreno ainda antes do fim do ano».

Sobre o autor

Leave a Reply