Arquivo

Ano letivo arranca a 8 de Setembro

O terceiro e último período arranca a 10 de abril, mas o final do ano lectivo é diferenciado.

O Ministério da Educação publicou, hoje, em “Diário da República, o calendário escolar para o ano letivo de 2011/2012.

As aulas têm de arrancar entre 8 e 15 de setembro, conforme despacho agora publicado. O primeiro período lectivo termina a 16 de dezembro, com as aulas a recomeçaram, para o segundo período, a 3 de janeiro, e a terminarem a 23 de março de 2012. O terceiro e último período arranca a 10 de abril, mas o final do ano lectivo é diferenciado. Assim, para os 6º, 9º e 12º anos, as aulas terminam a 8 de junho. Do 1º ao 5º e do 7º ao 10º ano, o ano lectivo encerra a 15 de junho.

Finalmente, para a educação pré-escolar, as aulas findam a 6 de julho. Na época do Carnaval, tem lugar uma interrupção das actividades educativas entre os dias 20 e 22 de fevereiro.

Comentários dos nossos leitores
Clara Costa clara.costa1957@gmail.com
Comentário:
Trata-se do início de mais um ano lectivo, apenas isso. À partida parece que termina demasiado cedo (meados de Junho?). O mais importante é este ano iniciar-se com imensas coisas por resolver relativas ao ano lectivo que agora terminou. Supostamente todos os envolvidos no processo deveriam estar a trabalhar no sentido de arrancar com as actividades a 100%. O que se passa é que muitos professores estão presos ao ano lectivo anterior a preparar os suas “evidências de desempenho” relativas à avaliação. Como é possível aceitar que pessoas que raramente foram “os melhores e mais respeitados colegas” sejam os capacitados para atribuir uma avaliação relativamente a um trabalho desenvolvido que não acompanharam. Como é possível que, tendo o ME já desistido deste modelo de avaliação, continuem as escolas e os seus responsáveis a ser mais exigentes que o ME. Como é possível que determinados subdirectores de agrupamentos sejam tão exigentes se, enquanto professores, foram perfeitamente normais. Será que não seria melhor começarmos a preparar o próximo ano discutindo apenas o caso dos professores que tiveram pouco sucesso ou que faltaram muito?!
 

Sobre o autor

Leave a Reply