Arquivo

André Barra preside à Associação Académica da Guarda

Direção dos estudantes do IPG assume objetivo da «estabilidade financeira» e avisa que «não se podem cometer as loucuras do passado»

André Barra é o novo presidente da Associação Académica da Guarda (AAG). A equipa do estudante de Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que integrou a direção anterior, foi empossada na passada quinta-feira e assumiu como prioridade «o «equilíbrio financeiro» da instituição neste ano de mandato.

No seu discurso, o dirigente recordou que a equipa cessante herdou «alguns milhares de euros de dívidas do mandato anterior», mas que conseguiu reduzir «em 15 mil euros o prejuízo herdado». No entanto, apesar desse «esforço de gestão e de contenção», André Barra assume que é preciso continuar a não descurar a «estabilidade financeira» da AAG. «É um objetivo essencial até para credibilizar a Associação junto dos fornecedores e da cidade, não se podem cometer as loucuras do passado», sublinhou, avisando que neste mandato vai ser «e tenho que ser pedinchão» para conseguir os apoios necessários às atividades dos estudantes. O dirigente promete ainda não desistir pela abertura aos fins-de-semana da cantina das residências, na Avenida Alexandre Herculano. «É uma batalha que ainda não vencemos, mas não vamos desistir porque há imensos alunos que precisam desse serviço».

André Barra adianta que «a falta de condições financeiras» tem sido o motivo invocado pelos Serviços Sociais do IPG para não ter a cantina a funcionar aos fins-de-semana. Entretanto, a AAG abriu um bar académico nas residências «para colmatar essa lacuna e para os estudantes poderem ali fazer as suas refeições». Na tomada de posse, o vice-presidente do IPG apelou aos estudantes para quem transmitam «uma imagem valorativa do Politécnico e da academia». Gonçalo Poeta Fernandes pediu também uma «atenção redobrada» no acolhimento dos novos alunos e dos estudantes estrangeiros. «O IPG tem vindo a crescer nos últimos três anos em termos de alunos, pelo que a AAG tem um papel essencial na sua boa integração nesta academia e na cidade», afirmou.

Quanto aos apoios, o responsável garantiu que o Instituto vai continuar a apoiar a associação académica, mas sugeriu aos seus dirigentes que procurem também diversificar as suas fontes de financiamento através de «patrocínios, apoios de empresas e de parcerias». Além de André Barra, fazem parte dos novos órgãos sociais da AAG Daniel Alves (presidente da Assembleia-Geral) e Hugo Brito (Conselho Fiscal). Já Nuno Pereira é vice-presidente da direção e Rui Badana tesoureiro. A associação vai revelar brevemente o programa da receção ao caloiro, uma atividade que será novamente marcada pela contenção de custos.

Luis Martins Presidente da AAG (à esquerda na foto) vai revelar brevemente o programa da receção ao caloiro, novamente marcada pela contenção de custos

Sobre o autor

Leave a Reply