O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, revelou na passada semana que a entidade está a organizar para o próximo dia 31 de março, em Lisboa, uma manifestação contra a proposta de reforma administrativa.
No discurso de abertura de um encontro de eleitos locais de freguesia, em Lisboa, Armando Vieira lembrou que «decorre da vontade dos eleitos expressa no último congresso a realização de mais uma manifestação». Para o presidente da ANAFRE, «a manifestação é uma ajuda que se pode dar ao legislador para refletir sobre a proposta de reforma administrativa». «Temos a expectativa de que o legislador terá consciência de que o caminho não é por aí, e que vai convergir connosco», afirmou. Armando Vieira disse ainda que «a ANAFRE vai avançar com a divulgação da logística para a manifestação, para que esta conte com todos os eleitos».
A proposta de reforma administrativa que está em cima da mesa contempla a extinção de mais de metade das freguesias portuguesas, uma medida que está a levantar polémica junto dos eleitos locais.