Ana Manso é a nova presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. A administradora hospitalar foi nomeada na segunda-feira por Paulo Macedo após um processo de escolha bastante demorado e repleto de volte-faces.
O médico João Correia declinou o convite, o ex-autarca José Manuel Biscaia não reuniu condições para assumir o cargo por estar aposentado e a opção Gil Barreiros caiu por terra por presidir à Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, um dos maiores clientes da ULS. O nome de Ana Manso foi assim o mais consensual – até para os candidatos à presidência da Distrital do PSD, que lhe reconhecem estatuto político e perfil profissional, dois critérios que se revelaram determinantes. A ex-deputada na Assembleia da República e vereadora na Câmara da Guarda, mas também antiga presidente da Distrital do PSD sucede a Fernando Girão na terça-feira.
Com ela, assumem funções a médica Fátima Cabral (diretora clínica hospitalar), o médico José Luís Barreiros (diretor clínico de cuidados primários), Ester Vaz (enfermeira-diretora) e Miguel Martins (vogal da administração). Natural do concelho do Sabugal, este administrador hospitalar trabalha atualmente no hospital das Caldas da Rainha. Anteontem, Ana Manso esteve incontactável.